A Celesc assinou nesta segunda-feira (01) o contrato de aquisição do Projeto da PCH Canoas, da multinacional norueguesa Stratkraft, para a construção de Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na divisa dos municípios de Curitibanos e São José do Cerrito. O investimento será de R$ 300 milhões, o maior da empresa de SC até agora em geração de energia.

Continua depois da publicidade

Essa nova usina tem um diferencial: será construída em cascata com a PCH Pery, operada pela Celesc. De acordo com a empresa, será possível fazer um trabalho coordenado entre os ativos, reduzir custos de manutenção e fortalecer a segurança. A nova usina vai gerar 30 MW. As obras de construção serão no período de 2028 a 2030.

Lideranças no evento em que a Celesc comprou projeto da norueguesa Stratkraft (Foto: Heda Wenzel)

O contrato foi assinado pelo presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios Elói Hoffelder, mais o presidente da Stratkraft Brasil, Thiago Tomazzoli e o diretor financeiro da companhia, Leoze Lobo, em reunião na sede da empresa de SC.

– Esta é uma aquisição estratégica para a companhia e está alinhada ao nosso Plano Diretor e à política de desenvolvimento da matriz energética com fontes renováveis,  afirma Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.

– É um projeto muito importante para a Celesc Geração porque fortalece o Plano de Investimentos para Expansão do Parque Gerador da Companhia, por meio de energia limpa e renovável, além de viabilizar novas receitas para o grupo – destaca o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Elói Hoffelder.

Continua depois da publicidade

Esse projeto já conta com a Licença Ambiental Prévia (LAP) concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA) e o Documento de Registro e Seleção (DRS-PCH) fornecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Falta consolidar o projeto e fazer outros estudos para obter a Licença Ambiental de Instalação (LAI).

Thiago Tomazzoli, da Statkraft, afirmou que a companhia seguirá investindo no Brasil, priorizando projetos que contribuem para a transição energética. A sede da companhia norueguesa no país fica em Florianópolis.

Leia também

Multinacional Duas Rodas, líder em aromas, chega aos 100 anos

Instituto cria sistema inédito para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem

Multinacional inaugura em SC nova linha de produtos de alta eficiência

Governo de Santa Catarina muda forma de cobrança da dívida ativa

Portonave investe R$ 2 bilhões e tem pressa na concessão do canal portuário

Prefeitura e Unimed anunciam parceria para o projeto “Florianópolis Cidade Saudável”