Uma das multinacionais icônicas de Santa Catarina, a Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, líder latino-americana na produção de aromas e ingredientes para alimentos e bebidas, completa 100 anos neste 01 de dezembro de 2025. Fundada no ano de 1925 pelo casal de imigrantes alemães Rudolph e Hildegard Hufenüssler, a Duas Rodas nasceu num laboratório desenvolvendo aromas que garantem sabores únicos a cada alimento e bebida. Se tornou uma gigante nessa área e trabalha com inovação para seguir criando aromas essenciais de dezenas de produtos nos próximos 100 anos.
Continua depois da publicidade
A companhia se tornou centenária com um negócio de receita anual bilionária, diversificado e globalizado na área em que atua. Seus produtos estão presentes em mais de 70 países. Com matriz em Jaraguá do Sul, tem fábricas no Brasil também em São Paulo e Sergipe. Tem unidades fabris também na Colômbia, Chile e México, Centro Avançado de Inovação e Logística na Alemanha, escritórios nos EUA, Polônia e China.
Essa evolução da empresa foi construída com excelência desde o início, embora tenha acelerado expansão nas últimas décadas. O casal fundador desenvolveu aromas para o mercado nacional e começou a exportar, inclusive para a Alemanha. Uma prova da qualidade dos produtos é que a empresa também tem clientes que estão com ela há cerca de 100 anos.
A gestão da empresa seguiu com os filhos do casal Dietrich (in memoriam) e Rodolfo Hufenüssler. Nesse período, a empresa se tornou a maior produtora de aromas para alimentos do Brasil.
Depois, a liderança passou para a terceira geração da família, com Leonardo Fausto Zipf e Monika Hufenüssler Conrads. Ela liderou o conselho de administração de 2011 até 2019. Ele presidiu a empresa e em abril deste ano encaminhou a profissionalização da diretoria executiva. Profissional de carreira na empresa, Rosemeri Francener assumiu a presidência executiva e Zipf segue à frente do conselho de administração.
Continua depois da publicidade
Este dia especial do centenário da Duas Rodas foi destacado primeiro pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A entidade publicou reportagem especial no site sobre a companhia na qual o presidente da entidade, Gilberto Seleme, destaca o diferencial da inovação.
– A Duas Rodas chega aos 100 anos como exemplo de inovação constante e internacionalização bem-sucedida. Este resultado se deve tanto à gestão de qualidade, aplicada desde a sua fundação, quanto por se propor constantemente desafios ousados, e realizá-los – afirma Seleme.
Presidente do conselho da companhia, Zipf tem destacado em eventos as razões do sucesso que permitiram chegar aos 100 anos. Quando ele recebeu a Comenda de Honra ao Mérito da CNI falou sobre esse aspecto.
– Tenho a convicção de que o sucesso de grandes projetos empresariais como o da Duas Rodas é sempre resultado de um esforço conjunto, de muita determinação, espírito de união, capacidade de inovar e resiliência, com foco no presente e olhar no futuro – disse Zipf.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Duas Rodas produz mais de 5 mil itens nos grupos de Flavors, Food Service e Animal Feed. Cada produto é resultado de inovação e tecnologia para atender mercados específicos. Outro diferencial da empresa é o uso de tecnologia, em especial inteligência artificial, para melhor atender seus mercados.
A marca Duas Rodas é uma homenagem ao brasão da cidade de Mainz, de onde veio o casal fundador da empresa. O brasão tinha uma ilustração que destacava duas rodas.
Leia também
Multinacional inaugura em SC nova linha de produtos de alta eficiência
Governo de Santa Catarina muda forma de cobrança da dívida ativa
Portonave investe R$ 2 bilhões e tem pressa na concessão do canal portuário
Prefeitura e Unimed anunciam parceria para o projeto “Florianópolis Cidade Saudável”

