Com o objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com ênfase à prevenção em saúde e longevidade com qualidade de vida, a secretaria de saúde do município e a Unimed se uniram para criar o projeto inédito “Florianópolis Cidade Saudável”. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Almir Gentil, e o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Ademar Paes Junior, no final do painel “O Diagnóstico da Saúde em Florianópolis”, promovido pelo Movimento Floripa Sustentável nesta quarta-feira (26).
Continua depois da publicidade
Almir Gentil e Ademar Paes, que são médicos e cada vez mais atentos à importância da qualidade de vida, vinham conversando sobre a criação de um projeto ousado com esse objetivo. Então, decidiram aproveitar o evento do Floripa Sustentável para anunciar e iniciar o movimento.
Veja mais imagens do evento realizado pelo Movimento Floripa Sustentável:
Juntas, Unimed e prefeitura passam a projetar e executar ações voltadas à assistência (acesso e desfecho), integração de dados, comunicação e educação. Entre as atividades que serão incentivadas estão o estímulo à prática de esportes, contato com a natureza e o uso de tecnologias para melhorar conexões e soluções.
Outras ações em conjunto da prefeitura e da Unimed vão envolver identificação de riscos de doenças, combate à obesidade, ao sedentarismo, qualidade da estrutura de saúde e acessibilidade. O próximo passo será uma agenda de trabalho para acelerar iniciativa a serem desenvolvidas para alcançar os resultados esperados na saúde.
Continua depois da publicidade
A força da saúde no PIB
No evento em que participaram o presidente da Unimed Grande Florianópolis e o secretário municipal da Saúde, também foram palestrantes o presidente do Grupo Baía Sul, Sérgio Brincas e o diretor geral do Hospital SOS Cárdio, Luiz Gonzaga Coelho. O mediador foi o médico Luiz Alberto Silveira. A secretária adjunta de Saúde do Estado, Cristina Pauluci, também falou sobre avanços em saúde na rede estadual.
Os palestrantes destacaram a força da economia da saúde no Brasil e em Florianópolis. Também defenderam medicina preventiva e melhor remuneração para serviços, em especial serviços hospitalares para que as pessoas tenham os recursos necessários para tratamentos de alta complexidade de emergência, urgência e outros.
– O setor de saúde é muito importante para o estado, o município e para a economia. Em Florianópolis, ele já é o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) da cidade, com 10%, somente atrás do setor de tecnologia. Temos na cidade algumas coisas paradoxais, como ilhas de excelência e ainda carências para atender as pessoas mais pobres – afirmou o presidente do Movimento Floripa Sustentável, Roberto Costa.
O médico Luiz Alberto Silveira, que mediou o evento, destacou que o setor de saúde já responde por 11% do PIB do Brasil e pode avançar mais.
Continua depois da publicidade
O evento começou com uma homenagem ao arquiteto Michel Mittmann, que está deixando o cargo de Secretário Executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Florianópolis. Ele voltará ao setor privado mas atuará em projetos de desenvolvimento urbanístico da cidade.
Leia também
Oferta de leitos hospitalares motiva debate em Florianópolis e instituições explicam
Dimas e Angeloni se unem para lançar loja de temporada em praia icônica da Ilha de SC
Fiesc está preparada para apoiar negócios dentro do acordo Mercosul e União Europeia
SC concentra o maior percentual de trabalhadores na indústria, aponta IBGE
Grupo dono da Vinícola Thera compra pousada na Serra Catarinense
Döhler anuncia rede de lojas no Brasil e fábrica no exterior para dobrar receita
Vinícola renova marca e projeta residencial de luxo para aquecer o turismo no interior





