Referência de enoturismo no Oeste de Santa Catarina, a Vinícola Villagio Grando, do município de Água Doce, próximo de Chapecó, reposicionou sua marca para uma nova fase de desenvolvimento. O negócio de vinhos ganhou a marca Vinícola Grando, e a área imobiliária, que estreia com condomínio de luxo, foi denominada Villaggio Grando Residence & Resort. O projeto, em parceria com a LN Urbanismo, empresa da Avenida Faria Lima, eme São Paulo, será lançado em meados de 2026 e mais tarde ganhará um hotel boutique.
Continua depois da publicidade
O rebranding que transformou a marca da vinícola em duas, totalmente alinhadas com o negócio da família Grando, vem sendo apresentado pelo CEO da vinícola, Guilherme Grando, e pelo empresário Adrian Estrada, sócio da LN Urbanismo, que nesse projeto conta com a parceria da Ippes Urbanizadora. A mudança de marcas foi tema de visita de jornalistas à vinícola, na última semana.
Força do enoturismo
A vinícola foi fundada há mais de duas décadas pelo empresário Maurício Grando, do setor madeireiro, que anos depois entregou esse desafio do enoturismo para filho Guilherme Grando liderar. O projeto imobiliário, que é um sonho de mais de 15 anos sugerido por clientes de enoturismo da empresa, começa a se tornar realidade gradualmente.
O foco do empreendimento é oferecer lazer com qualidade de vida para um mercado de mais de 1,1 milhão de habitantes que reside a um raio de 150 quilômetros da vinícola. É uma opção para quem está longe do mar e pode ter atrações a duas horas de viagem. Nessa região, além da cidade de Caçador estão outras catarinenses como Chapecó, Xaxim e Campos Novos, mais Erechim no Rio Grande do Sul, Pato Branco e Palmas no Paraná.
Continua depois da publicidade
O Villaggio Grando Residence & Resort terá 200 lotes, com tamanhos entre 800 metros quadrados e 3 mil metros quadrados, que serão incorporados em área de aproximadamente 700 mil metros quadrados da Vinícola Grando. O investimento previsto para essa estrutura é de R$ 50 milhões. Os condôminos contarão com a série de atrações da vinícola, clube do vinho e poderão até elaborar sua barrica da bebida.
– A parte mais pujante de uma vinícola é sempre é o enoturismo e nós começamos a sonhar, a pensar e a idealizar uma estrutura turística mais completa porque o Meio-Oeste catarinense é uma região forte na indústria, mas pouco turística. Um obstáculo sempre foi a falta hotelaria, de restaurantes, ter que viajar 60 minutos para ter hospedagem. Então, estamos fazendo um projeto para que as pessoas possam ter uma casa para fins de semana. A ideia é um condomínio residencial e, depois, faremos um hotel, também com parceiros – afirmou Guilherme Grando.
Urbanismo premium no interior
A LN Urbanismo é uma empresa criada há cerca de 15 anos por herdeiro do tradicional Grupo Luan, de São Paulo, que tem 50 anos e por cerca de 30 anos foi uma das construtoras de destaque na capital paulista. Neto do fundador da Luan, o empresário Adrian Estrada fundou a nova empresa para oferecer oportunidades de urbanismo premium em regiões promissoras do agro.
– Criamos um novo segmento de atuação que é o desenvolvimento e incorporação de loteamentos ou condomínios com uma tese completamente diferente, para novas fronteiras do país. São lugares ligados ao agronegócio que é um dos motores de crescimento do país. Acreditamos que o turismo explorado junto com o mercado imobiliário é um dos vetores de crescimento e tem muito potencial para avançar no país – explica Adrian Estrela, que está à frente de projetos assim nas diversas regiões do Brasil desde Palmas, no Tocantins, até Chuí, no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Adrian Estrela adianta que o projeto do Villaggio Grando Residence & Resort será lançado em junho ou julho de 2026. Terá uma fase de dois anos para investimento da infraestrutura. A construção dos lotes será a partir do término dessa etapa, o que significa que quem investir em projeto de residência na vinícola terá um período de implantação de aproximadamente cinco anos.
A aproximação das empresas paulistas com a família Grando foi viabilizada por empresas de Florianópolis, que também têm participação societária no Villaggio Grando Residence & Resort. São as empresas TexInvest, de Fernando Araujo Teixeira; Jay, do empresário José Alcalay; e a Newlands, de Márcio Furtado de Mendonça. As duas primeiras atuarão também no desenvolvimento comercial do projeto e a terceira, fará as obras de engenharia.
Entre as mudanças em andamento está a construção de novo espaço que numa fase será utilizado para área de venda dos lotes e, depois, será incluído na expansão da estrutura de receptivo do enoturismo, adiantou Guilherme Grando.
– Eu sempre falo que existe turismo sem vinho, mas não existe vinho sem turismo – afirmou o empresário, atento à importância da expansão dos serviços.
Continua depois da publicidade
Em 2020, a Vinícola Grando foi atingida por um fenômeno da natureza, um ciclone bomba que destruiu a maior parte do espaço do receptivo. Restou somente a área feita com pedras. A maior parte foi reconstruída e está atendendo a demanda de aproximadamente 400 visitantes por fim de semana. Mas com o novo espaço, a vinícola poderá dobrar o atendimento ao público ainda no ano que vem, estima o CEO da empresa.
Transição da marca dos vinhos
Consolidada no mercado, a Vinícola Grando está fazendo uma transição gradativa para a nova marca de vinhos. Isso porque muitos produtos estão em cardápios de restaurantes de diversas cidades do país. Restaurantes de Florianópolis, por exemplo, solicitaram a continuidade até em fevereiro, no final do verão porque os cardápios serão os mesmos até lá.
A empresa conta com três linhas de produtos, a Altitude 1329, a Legato e a Grando. A vinícola explica que a linha Altitude 1329 é a da apresentação da marca ao público, com vinhos vibrantes e acessíveis ao paladar, que apresentam o terroir da região, situada a 1.329 metros acima do nível do mar. Tem vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc.
A Legato é a linha com produtos mais suaves, incluindo vinhos das varietais varietais Pinot Noir, Sangiovese e Chardonnay; e espumantes Extra Brut Branco e Rosé. A linha Grando inclui os produtos icônicos da vinícola, os mais elaborados, de guarda. Incluem vinho com corte das uvas Tannat, Malbec e Cabernet; vinho Chardonnay; e espumante Branco Nature. O vinho mais icônico da marca é o Inominabile, elaborado com sete uvas e lançado em 2005.
Continua depois da publicidade
Leia também
Fiesc vê avanço na lista de Trump, mas alerta que industrializados ficaram de fora
Verdadeiro “Lobo de Wall Street” fará palestra no Brasil; saiba onde
Redução de atestados na educação estadual melhora aprendizagem e aquece a economia
Corte parcial do tarifaço não contempla SC e indústria espera fim da taxa a todos setores
Campanha “Aqui Não” une forças em SC para combater a violência contra mulheres
Parceria pelo fim da violência contra a mulher une entidades públicas e privadas em SC







