Multinacional japonesa do setor eletroeletrônico a Nidec ACIM (Appliance, Commercial and Industrial Motors) inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (27), na sua unidade em Joinville, Santa Catarina, uma nova linha de produção de compressores Embraco FMS, um dos mais eficientes do mercado mundial. O evento contou com as participações do CEO e presidente da Nidec Appliance Automotive Division (AAD), Valter Taranzano; da CEO e presidente da Nidec ACIM, Katia Drusian; e do presidente da Nidec Global Appliance, Alberto Casnati.

Continua depois da publicidade

Entre os convidados, estiveram o governador de SC Jorginho Mello, a vice-prefeita de Joinville Rejane Gambin, o secretário de estado da Fazenda, Cleverson Siwert e o deputado estadual Matheus Cadorin. A companhia destacou a importância dessa aproximação para manter diálogo contínuo com o setor governamental e para detalhar mais projetos de inovação de sustentabilidade desenvolvidos no estado.

Veja mais imagens sobre a inauguração de nova linha de compressores Embraco pela Nidec:

A presidente da Nidec ACIM Katia Drusian destacou que esse investimento em Joinville integra a estratégia global de inovação e sustentabilidade da companhia. A nova linha pode produzir até 5 milhões de compressores Embraco FMS por ano e gerou mais de 220 empregos diretos.

-Ao inaugurar esta nova linha de produção, contribuímos ativamente para acelerar a produção de refrigeradores mais eficientes globalmente. Refrigeradores mais eficientes significam contas de energia mais baixas e menores emissões para o planeta. O que começa aqui em Joinville chegará aos clientes e consumidores das Américas Latina e do Norte, Europa, Índia e Ásia. Isso significa inovação em escala e com propósito – destacou ela.  

Continua depois da publicidade

Outro ponto ressaltado pela executiva é o fato de essa planta de Joinville ter sido a primeira da Nidec a conquistar o reconhecimento de indústria carbono neutro. Com apenas 12 centímetros, esse compressor é da família de velocidade variável, também conhecido como inverter. Alguns modelos consomem até 40% menos energia frente a produtos sem esse diferencial.

Para o presidente da plataforma de negócios Nidec Global Appliance, Alberto Casnati a ampliação da produção do compressor Embraco FMS significa oferta de produtos com mais eficiência energética e menos ruído para produtos de refrigeração de mercados de diversos países.

– Ao focar na produção do FMS, damos um passo importante rumo aos mais altos padrões de eficiência energética, ao mesmo tempo em que contribuímos para a democratização da tecnologia de velocidade variável no Brasil e no mundo, entregando ao cliente final mais economia de energia, menor ruído e alta tecnologia – afirmou Alberto Casnati.

Compressores são os “motores” de refrigeradores e freezers que garantem a refrigeração de alimentos e bebidas. Segundo a Nidec, o FMS pode ser usado tanto em produtos para refrigeração residencial, quanto em grandes refrigeradores de diversas portas. É um produto que atende exigências de eficiência energética do Inmetro a partir de 2026.

Continua depois da publicidade

A Nidec informa também que o Embraco FMS usa um refrigerante natural, o R600a (isobutano). Ele tem um potencial de aquecimento global quase zero e não agride a camada de ozônio. Em 2024, 77% dos compressores produzidos pela Embraco já utilizavam refrigerantes naturais.

Leia também

Governo de Santa Catarina muda forma de cobrança da dívida ativa

Portonave investe R$ 2 bilhões e tem pressa na concessão do canal portuário

Prefeitura e Unimed anunciam parceria para o projeto “Florianópolis Cidade Saudável”

Oferta de leitos hospitalares motiva debate em Florianópolis e instituições explicam

Dimas e Angeloni se unem para lançar loja de temporada em praia icônica da Ilha de SC

Fiesc está preparada para apoiar negócios dentro do acordo Mercosul e União Europeia

SC concentra o maior percentual de trabalhadores na indústria, aponta IBGE