Um evento diferente, interativo, integrado ao Parque da Luz, junto à cabeceira da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Será assim o Festival de Luzes que vai celebrar os 70 anos da Celesc, a empresa do estado que tem a concessão de distribuição de energia para iluminar Santa Catarina. O festival será nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro (quinta, sexta, sábado e domingo da próxima semana), sempre das 18h até 23h.
Continua depois da publicidade
O evento visa festejar com as pessoas a trajetória da Celesc, uma empresa que está investindo alto e modernizando o fornecimento de energia em Santa Catarina, observa o presidente da companhia, Tarcísio Rosa.
– Estamos trazendo um espetáculo com sistema japonês, ultramoderno, nunca apresentado em Santa Catarina. Quando as pessoas estiverem passando, vão poder interagir com a iluminação, com a luz, e com o desenho. Será um espetáculo maravilhoso. Vale a pena ver – recomenda o presidente da Celesc.
O festival tem a curadoria do Museu de Arte Digital e Inovação de Florianópolis, o MADI, que é um projeto da agência Propague, do publicitário Roberto Costa.
O festival vai promover experiências imersivas e interativas com imagens baseadas na cultura local. O destaque da tecnologia será sensores térmicos e de presença, que vão gerar movimentos em tempo real. O sistema tem Sensores LiDAR, que oferecem mais precisão no mapeamento 3D.
Continua depois da publicidade
Com luzes e shows musicais
O evento não será restrito às luzes flutuantes. A programação inclui shows. A abertura, dia 11, terá apresentação da Camerata de Florianópolis. Também são esperadas autoridades para a abertura, como o governador Jorginho Mello, o prefeito Topazio Neto e outras. Nas demais noites, serão realizados shows de jazz.
A iluminação tecnológica inédita será fornecida pela Quantum Engenharia, empresa de SC que é referência nacional em projetos de iluminação pública, geração solar e subestações. A Quantum e a Celesc patrocinam o evento via Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet.
Leia também
Vick, a inteligência artificial brasileira que concorre com ChatGPT, Gemini e DeepSeek
Professor centenário é destaque no aniversário do Centro de Ciências Agrárias da UFSC
Starian adquire empresa de compliance do RS com atuação em mais de 50 países
Startup impede quase R$ 20 bilhões em fraudes no Pix
Acate recebe prêmio em Paris e projeta ecossistema de inovação de SC no mundo
Instituto Comunitário Grande Florianópolis faz 20 anos com avanços nos investimentos sociais

