Um dos principais terminais de contêineres do Brasil, o Porto de Itajaí tem nova autoridade portuária, a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), que sucede a Autoridade Portuária de Santos (APS). A mudança foi anunciada sexta-feira (17) em reunião na sede do terminal pelo Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila. As operações do porto seguem normalmente com a empresa JBS Terminais, e os investimentos previstos têm continuidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina, Décio Lima, também presidente do Sebrae Nacional, a razão da mudança foi conflito de interesses. A Autoridade Portuária de Santos estava tentando incluir na movimentação de cargas de Itajaí produtos que não são da função do terminal, como fertilizantes.

Essa mudança foi necessária, segundo ele, porque o processo de criação de uma autoridade portuária de Santa Catarina, embora esteja avançado em Brasília, ainda vai demorar porque depende de orçamento.

A gestão do porto em SC continua com João Paulo Tavares Bastos, que atua também na elaboração do projeto da nova autoridade portuária para o estado. Na reunião, foi destacado que os projetos de investimentos envolvendo o terminal seguem em andamento, em especial o da dragagem do canal.

Após ficar parado por quase dois anos, o terminal foi assumido pela JBS Terminais no segundo semestre de 2024 e já está com atividade praticamente plena.

Continua depois da publicidade