As novas demandas da pandemia do coronavírus motivaram o governo de Santa Catarina a antecipar o lançamento do Programa Rede Laço de Incentivo ao Voluntariado, que tem a coordenação da primeira-dama do Estado, Késia Martins da Silva. A iniciativa foi comunicada pelo governador Carlos Moisés durante a entrevista coletiva sobre o coronavírus nesta terça-feira, às 18h.

Continua depois da publicidade

O objetivo da rede é aproximar pessoas dispostas a trabalhar voluntariamente para instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, criando laços de cooperação e solidariedade com base na cidadania, fraternidade, dignidade, complementariedade e transparência. Para participar, é preciso assinar um termo de compromisso de trabalho voluntário.

O Programa Rede Laço de Incentivo ao Voluntariado foi instituído pelo decreto estadual 559/2020 editado pelo governador Carlos Moisés e publicado no Diário Oficial da União n° 21.247, no dia 14 de abril. O lançamento da Rede Laço estava programado para o segundo semestre deste ano, mas em função da situação difícil causada pelo coronavírus, Késia da Silva decidiu antecipar.

-Desde muito cedo, participei de trabalhos voluntários e sei da satisfação pessoal e dos resultados práticos na vida das pessoas atendidas. Agora, tenho a oportunidade de incentivar e promover o voluntariado em todo o nosso Estado por meio da Rede Laço, com o propósito de criar o espírito de servir ao outro – explicou a primeira-dama.

Segundo Késia da Silva, a ideia veio de programas exitosos com essa característica. Ela enfatiza que a Rede Laço é um ponto de encontro por meio da tecnologia, que vai precisar de muitas mãos para chegar ao seu objetivo. Para isso espera contar com a solidariedade e voluntariado de muitos catarinenses. Entre as entidades já inscritas para receber apoio de voluntários estão o Hemosc e a Defesa Civil de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Para participar, os interessados devem se cadastrar na plataforma virtual www.redelaco.sc.gov.br.