O governador Jorginho Mello encerrou a missão de dois dias à Argentina na tarde desta terça-feira com um rápido encontro com o presidente Javier Milei na Casa Rosada, em Buenos Aires. Foi convidado para acompanhar a posse do novo ministro do Interior do governo, Diego Santilli. Aproveitou para falar do bom momento da economia de Santa Catarina e da Argentina, o que oportuniza mais negócios.
Continua depois da publicidade
Para o governador, esse foi o ponto alto da viagem. Ele faz questão de manter uma proximidade com Milei por ser um lider de diteita, alinhado com o PL. Mantém contato desde a posse do presidente argentino, em dezembro de 2023. Disse que a economia do país vizinho tem mostrado sinais de recuperação sob a nova gestão, o que cria um ambiente favorável para ampliar negócios entre SC e a Argentina.
-Foi uma conversa muito produtiva. Apresentei a força e a qualidade da indústria catarinense. Esse diálogo pode abrir grandes caminhos e novas oportunidades para os nossos empresários – disse o governador.
Na missão de dois dias à Argentina, o governador fez palestra na reunião empresarial promovida pela Federação das Indústrias do estado (Fiesc) na embaixada do Brasil em Buenos Aires. A convite do presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, falou sobre o potencial da indústria do estado para ampliar exportações.
Além da palestra para empresários, Jorginho, acompanhado de secretários, teve agenda própria em Buenos Aires. Teve reunião com o secretário (que na prática é um superministério) de Turismo, Esporte e Meio Ambiente da Argentina, Daniel Scioli. Foi o secretário que levou Jorginho, Gilberto Seleme e o diretor da InvestSC, Rodrigo Prisco Paraíso para participarem da posse do novo secretário do Interior, Diego Santilli.
Entre os integrantes da equipe do governador na missão à Argentina estavam os secretários de Articulação Internacional e Projetos Especiais, Paulo Bornhausen, e de Turismo, Catiane Seif. Para Bornhausen, o governador colocou SC no centro das negociações econômicas bilaterais e as relações entre SC e a Argentina passa por um dos melhores momentos. A secretária Catiane Seif destacou a expectativa de receber 1,5 milhão de argentinos no próximo verão, 50% mais que na temporada anterior.
Continua depois da publicidade

