Com a menor taxa de desemprego do Brasil e um litoral que atrai milhares de visitantes, Santa Catarina é um mercado forte para o comércio, o que atrai investidores também de outros estados. Um exemplo é o empresário paranaense do setor florestal Fábio Donha Artero. Para diversificar, se tornou franqueado da marca de luxo Carmen Steffens, adquiriu diversas franquias em SC e vem impulsionando vendas por meio de lives pelo Instagram. E o empresário paulista Ahmad Yassin, da rede VestCasa, descobriu há dois anos, com abertura de unidade em Itajaí, que a vocação da empresa é para grandes lojas. Ele amplia vendas com um clube de compras.

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Sócio de duas franquias da Carmen Steffens em Ponta Grossa, Paraná, juntamente com a esposa, Fábio Atero aproveitou oportunidade de ingressar no varejo catarinense em plena pandemia. Assumiu cinco franquias da Carmen Steffens em SC, sendo duas em Joinville, uma no Beiramar Shopping, em Florianópolis, uma em Porto Belo e outra em Itapema. Além disso, assumiu a franquia da Sierra Móveis em Joinville, onde investiu R$ 1,4 milhão na renovação da unidade, e a franquia da Track Field, de itens para ginástica. Ao todo, gera 45 empregos diretos no Estado.

– Entendemos que o mercado de Santa Catarina tem uma vocação para produtos de luxo. As mulheres têm gosto refinado. Muitas cidades, especialmente do litoral, são pujantes e cosmopolitas – observa o empresário.

Mas a necessidade de reinventar a forma de vender moda durante a pandemia levou a empresa a apostar em vendas online por meio de lives pelo Instagram e deu certo. Conforme Fábio Artero, 27% das vendas estão sendo feitas pela rede social. Nas últimas semanas, cada loja fez live específica com alto percentual de vendas, tanto de itens em promoção quanto de lançamentos, informa ele. As vendas virtuais iniciam quando as lojas fecham e vão até altas horas da noite.

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O sistema deu tão certo que a equipe de Fábio Artero foi convidada a difundi-lo para outras unidades da marca no país. Ao mesmo tempo, com o recuo da pandemia, o empresário espera que as consumidoras voltem a frequentar mais as lojas físicas da Carmen Steffens, marca gaúcha com atuação internacional que tem unidade fabril em SC.

Megalojas da VestCasa são instaladas em grandes espaços
Megalojas da VestCasa são instaladas em grandes espaços (Foto: VestCasa, Divulgação)

A rede VestCasa, que atua com megalojas que se propõem a oferecer tudo o que é necessário para dentro de casa, descobriu esse perfil em Santa Catarina, no final de 2017. A varejista, que nasceu em São Paulo em 2008 e tinha cerca de 470 franquias pelo país, decidiu transformar um depósito de e-commerce em Itajaí numa loja maior. Os consumidores gostaram, o modelo superou as expectativas e o empresário Ahmad Yassin optou por sair do modelo de franquias em todo o país e migrar para o de megalojas.

Esse movimento ainda está acontecendo, mas a empresa já conta com 37 megalojas no país, sendo 10 em Santa Catarina, situadas em Palhoça, São José, Biguaçu, Itajaí, Guaramirim, Blumenau, Tijucas e Imbituba. Este ano, a VestCasa está investindo R$ 50 milhões na abertura novas unidades no país e deverá ter um saldo de 300 novos empregos, considerando o fechamento de franquias e expansão com unidades maiores. Em SC, está consolidando o negócio após expansão rápida.

– Vendíamos mais têxteis para cama, mesa e banho e empresa que o meu avô abriu há 50 anos. Mas os clientes começaram a solicitar produtos diferentes, como móveis, colchões, revestimentos cerâmicos e fomos incluindo. Tínhamos também uma rede de pet shop com 12 lojas e levamos para dentro da VestCasa – explica Yassin.

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Entre as estratégias para aquecer vendas na pandemia, a VestCasa começou a baixar a margem própria na venda de alguns produtos. Como a aceitação foi grande, a opção foi criar um clube de compras com descontos, a exemplo dos que fazem sucesso nos Estados unidos. A opção foi cobrar R$ 50 por ano aos participantes e está dando certo, afirma o empresário. Entre os itens mais vendidos estão cadeiras da moda, com design, como a Eiffel, Eames e Allegra.

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A empresa informa que diante dos desafios impostos pela pandemia, muitas pessoas estão usando o clube de compras para criar um pequeno negócio de varejo e assim obter renda mensal. O jovem casal do Rio Grande do Sul Priscila Oliveira e Rafael da Silva, por exemplo, precisou vender uma cadeira que adquiriu a mais na VestCasa em SC e se surpreendeu com a aceitação do produto no marktplace do Facebook. Como a rede não está no RS, eles aderiram ao clube de compras, adquirem cadeiras e revendem por preço maior pela internet. Estão conseguindo incrementar a renda da família em R$ 2,5 mil por mês.

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