Com o objetivo de prestar serviços de saúde e, ao mesmo tempo, desenvolver inovação para a área, foi inaugurado em Florianópolis, nesta quarta-feira (28) o complexo empresarial MED-401, que tem 33 mil metros quadrados de área construída e duas torres. Situado na rodovia SC-401, que sedia o maior número de centros de inovação da “Ilha do Silício”, o novo empreendimento reúne o Hospital Baía Sul Mulher, um centro com mais de 100 consultórios e clínicas, e o HubMED com 26 startups voltadas à inovação para saúde.
Continua depois da publicidade
A inauguração do empreendimento reuniu lideranças políticas, empresariais e da área de saúde. Entre os presentes, o governador Jorginho Mello, o prefeito de Florianópolis Topazio Neto, o presidente do Grupo Baía Sul Sérgio Brincas, e os idealizadores do novo complexo, os empresários Moacir Marafon, Ilson Stabil e, Carlos Augusto de Matos – fundadores do grupo de tecnologia Softplan – e a empresária Karin Verzbickas.
Veja mais imagens da inauguração do MED-401, em Florianópolis:
O hospital iniciou atividades no MED dia 17 deste mês, quando quase simultaneamente foi transferido o atendimento da Clínica Santa Helena, do bairro Coqueiros, onde foram encerradas atividades. Desde o início dos trabalhos, já nasceram 145 bebê no novo hospital. Ele conta com pronto atendimento, salas cirúrgicas, UTIs para adultos e bebês, centro de diagnóstico, serviços ambulatoriais e outros.
O HubMED, que tem 26 startups, inicia atividades na próxima semana, informa o administrado desse polo, o empresário João Bornhausen. Parte das empresas ainda está transferindo escritórios para o novo espaço.
Continua depois da publicidade
A área de clínicas e consultórios também está iniciando atividades, com mudança gradativamente para o novo endereço. Juntos, o hospital, as clínicas e o HubMED vão gerar mais de 1.200 empregos diretos. Além disso, o novo centro terá uma área de convivência, com 20 empresas, incluindo operações de gastronomia, banco e outros.
– O MED-401 foi concebido para gerar um impacto real na saúde de Santa Catarina, integrando saúde, tecnologia e inovação em um ecossistema único, que reúne cuidado e acolhimento em uma estrutura moderna, integrada, preparada para atender as necessidades atuais, mas pensando na saúde do futuro – destacou Marafon, que falou em nome dos empreendedores.
O empresário explicou que o MED-401 é um espaço único, de convivência diária entre empreendedores, profissionais de saúde e instituições para oportunizar ideias novas, que resultem em soluções inovadoras para a saúde. Ele agradeceu a todos que colaboraram para que o projeto se tornasse realidade.
– Esse novo complexo de saúde vai agregar muito ao nosso sistema, trazendo mais estrutura, inovação e ampliando o atendimento para os catarinenses. É um investimento que fortalece toda a rede e ajuda a cuidar melhor das pessoas – afirmou o governador Jorginho Mello.
Continua depois da publicidade
– O novo hospital ajuda a desafogar (o atendimento pelo sistema público de saúde) e ele comprova que criar centralidades a partir do plano diretor é uma coisa factível. Nós criamos para cá uma linha exclusiva de ônibus para atender os funcionários do novo hospital. E a nova estação de tratamento de esgoto feita pela Casan também ajudou o empreendimento porque foi possível conectá-lo – destacou o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.
O presidente do Grupo Baía Sul, médico Sérgio Marcondes Brincas, destacou que o projeto do Hospital Baía Sul Mulher foi criado para buscar mais sinergias e oferecer uma instituição com serviços avançados em obstetrícia, ginecologia e outros que virão. Também falou sobre a capacidade do hospital aquecer a economia da região.
– O setor de saúde tem um número grande de funcionários. Então, temos um número grande de profissionais que frequentam mesmo o endereço todos os dias. Como é um setor de serviços de saúde, também traz um público muito grande todos os dias, que muda todos os dias. Por isso, sempre tem gente nova e isso gera muita riqueza econômica, principalmente para o comércio – explica.
Graças ao novo plano diretor, o MED-401 pôde fazer e pavimentar uma nova rua, ao lado do empreendimento, que também foi inaugurada nesta quarta-feira. Ela liga a SC-401 com a rodovia dos fundos, a Virgílio Várzea. A nova rua ainda não tem nome. Um projeto para nominá-la deverá ser apresentado na Câmara de Vereadores de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Com o Hospital Baía Sul Mulher, 100 consultórios e hub de startups, MED-401 é inaugurado
Líderes da WEG e da DR reconhecem no ensino de música impulso criativo para engenharias
Como Jaraguá faz um dos melhores festivais de música do mundo, mas gratuito ao público
SC terá uma representante no comitê nacional do IBS, novo imposto da reforma tributária
Acordo Mercosul-UE abre espaços para vendas bilionárias pelos pequenos negócios








