Grupo de 50 lideranças, entre as quais gestores públicos, empresários e executivos, integra missão catarinense e gaúcha à cidade de Toronto, no Canadá. A iniciativa é da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Sebrae de SC e consulado do Canadá, com apoio da Câmara de Comércio Brasil – Canadá (BCCC). 

Continua depois da publicidade

Entre os participantes estão o secretário de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina, Juliano Froehner, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Valdecir Mengarda, o vice-presidente de Internacionalização da Acate, Henrique Bilbao e integrantes do Instituto Caldeira, de Porto Alegre, que atua com empreendedorismo tecnológico. 

A comitiva chega neste domingo a Toronto. O objetivo é conhecer o ecossistema de tecnologia e inovação da região dessa cidade, que é considerado um dos mais avançados do mundo. Na avaliação de Henrique Bilbao, essa viagem é importante para uma aproximação maior entre SC e o Canadá. 

Entre os investimentos da Acate para internacionalizar o setor de tecnologia do Estado está um escritório na cidade de Waterloo, nos arredores de Toronto. Tem, também um acordo com a aceleradora The Acelerator Center of Waterloo, eleita por seis anos uma das cinco melhores do mundo. Henrique Bilbao é o anfitrião do grupo. Ele reside há mais de um ano no Canadá.

A agenda da missão conta com reuniões durante toda a semana e também visita ao Collision, grande evento canadense de tecnologia, na região, que espera receber mais de 40 mil pessoas. 

Continua depois da publicidade