O empresário Cezario Cezar dos Santos, 79 anos, fundador e presidente do conselho de administração da Formacco Empreendimentos, faleceu às 11h50min deste domingo, no Hospital Baía Sul, em Florianópolis. Ele tratava uma infecção respiratória.

Continua depois da publicidade

Cezario dos Santos deixou a mulher Maria das Graças, as filhas Gabriela e Giuliana e as netas Maria Eduarda, Isabella e Clara. O velório será nesta segunda-feira, a partir das 12h, no Cemitério Jardim da Paz, e o sepultamento será às 16h30min.

Empreendedor, esteve por cinco décadas à frente da Formacco, que se tornou uma das principais empresas de construção civil de Santa Catarina. Na comemoração dos 50 anos da companhia, em 2022, informou que ela construiu 1 milhão de metros quadrados com entrega de 6 mil unidades habitacionais ou comerciais.

Nascido no município de Paulo Lopes, Grande Florianópolis, ele mudou-se com a família para a capital, no bairro Estreito, aos sete anos. Aos 16 anos, começou a trabalhar como auxiliar de escritório na Madeireira Philippi & Cia, onde chegou a gerente de vendas. Depois, trabalhou na Cassol.

Em 1972, aos 28 anos, decidiu empreender e abriu a Formacco, uma loja de materiais de construção. Ao mesmo tempo, estudava e cursou graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Continua depois da publicidade

Quatro anos depois, em 1976, ele começou a construir. Fez uma residência na praia de Daniela, Norte da Ilha de SC. A partir daí, priorizou a construção. No aniversário de 50 anos da empresa, ele foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).

Apesar do foco na construção, a Formacco também atuou na destinação final de lixo das cidades da Grande Florianópolis no período de 1989 a 2004. Construiu aterros sanitários em Paulo Lopes e Biguaçu e fez o transporte de lixo para esses locais, que antes eram destinados ao Lixão do Itacorubi.

Paixão pelo futebol desde criança

Apaixonado por futebol, ele começou a jogar no juvenil e foi jogador profissional até os 22 anos. Também praticou o esporte até aos 58 anos. Além disso, foi dono de campo de futebol e de time no Campeche, Sul da Ilha de Santa Catarina. “Para construir sonhos, é preciso acreditar”, dizia Cezario dos Santos.

Na longa trajetória de empreendedor, ele conseguiu ajudar a realizar o sonho da casa própria de muitas famílias e de negócios empresariais. No futebol, realizou o sonho de jogar e de ajudar outros jogarem, ao criar um clube.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total