Faleceu neste sábado (06), em São Bento do Sul, Santa Catarina, o empresário Heinz Engel, 94 anos, acionista e ex-presidente da Condor S.A, neto mais velho do fundador da companhia, Augusto Emílio Klimemmck. Graduado em engenharia mecânica na Alemanha, ele acelerou a modernização e diversificação da produção da empresa. Sempre atuou na companhia, na qual começou a trabalhar aos 19 anos.

Continua depois da publicidade

Heinz Engel presidiu a Condor durante 30 anos, nos quais ela investiu em mais equipamentos tecnológicos, diversificou a produção e avançou nas vendas externas. Considerada uma das maiores indústrias de escovas das Américas, a Condor atua no mercado brasileiro e também exporta para 20 países.

A Condor produz uma série de produtos para higiene bucal, beleza, limpeza doméstica e profissional e produtos para pintura. Tem uma área fabril com 70 mil metros quadrados e oferece mais de 1.700 empregos diretos.

Empresário Heinz Engel com a família no dia da homenagem na Fiesc em 2024 (Foto: Junior Somensi)

Heinz Engel também implantou governança corporativa na Condor. Foi o primeiro presidente do conselho de administração e, mais tarde, criou o conselho de acionistas.

Além da empresa, ele teve forte atuação no associativismo empresarial por meio da Associação Empresarial de São Bento do Sul, incentivo ao esporte com a Sociedade Ginástica, apoio a Sociedade de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul, à Igreja Evangélica e a projetos sociais. Ele incentivou a prática do esporte punhobol na região, trazendo vários técnicos da Alemanha.

Continua depois da publicidade

No ano de 2024, Heinz Engel teve a trajetória reconhecida pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc) com a comenda da Ordem do Mérito Industrial, maior honraria do setor industrial catarinense.  

O velório foi a partir das 21h horas de sábado até às 16h deste domingo, na Igreja Evangélica Luterana de São Bento do Sul. Depois, foi realizado o encaminhamento para cremação.