Santa Catarina fechou mais um ano com crescimento na movimentação portuária. Em 2025, os terminais do estado alcançaram movimentação de 65,7 milhões de toneladas, 4,78% mais do que no ano anterior, 2024. Os dados foram antecipados pela Diretoria de Integração de Modais de Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado. O balanço oficial das atividades portuárias do Brasil é divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em fevereiro.

Continua depois da publicidade

A liderança em movimentação total de cargas seguiu com o Porto de São Francisco do Sul, que alcançou 17,5 milhões de toneladas e crescimento acumulado de 39% nos últimos três anos. E a liderança em contêineres seguiu com o Porto Itapoá, que atingiu 1,5 milhão de unidades e ficou em terceiro lugar no Brasil.

O Porto de Itapoá também ficou em segundo lugar no estado na movimentação de carga total com 15,5 milhões de toneladas. Na sequência em carga total veio a Portonave, de Navegantes, com 10,8 milhões de toneladas, Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul alcançou 10 milhões de toneladas, o Porto de Imbituba 7 milhões de toneladas e o Porto de Itajaí que está em fase de retomada e movimentou 4,7 milhões de toneladas. Além disso, outros terminais privados somaram juntos 376,9 mil toneladas.

Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins, comenta os resultados (Foto: Divulgação)

– Estamos diante de dados que precisam ser comemorados. As ações lideradas pelo governador Jorginho Mello e o trabalho realizado pelos portos seguem obtendo resultados acima da média nacional, que ficou em 4%, consolidam Santa Catarina com o segundo maior movimento de contêineres do país e refletem todo o empenho de um setor que é muito importante para a economia catarinense – destacou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, ao comentar o resultado do ano.

Sobre a movimentação de contêineres, a secretaria do estado destaca que SC alcançou, pela primeira vez, a marca de 3 milhões de TEUs (contêineres de 20 pés), chegando a 20,5% de toda a movimentação do Brasil. O Porto Itapoá liderou com 1,5 milhão de TEUs movimentados. Ficou atrás do Porto de Santos e do terminal BTP, também no Porto de Santos. A Portonave somou 1,1 milhão de TEUs, o Porto de Itajaí 384,4 mil e o Porto de Imbituba 106,2 mil TEUs.

Continua depois da publicidade

O cenário para 2026 ao setor portuário catarinense é mais promissor porque será finalizada em meados do ano a obra de aprofundamento do canal da Baía da Babitonga, favorecendo os portos Itapoá e São Francisco. Além disso, a Portonave está finalizando seu plano de expansão e o Porto de Itajaí, com novo operador, a JBS, vai expandir mais atividades.