Cada vez mais, as mulheres são incentivadas a abraçar carreiras técnicas voltadas a números, com poder de decisão. Em Santa Catarina, um desses avanços acontece na área contábil.  Quando o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC) foi criado, em 1946, dos 400 profissionais que se registraram, somente sete eram mulheres. Agora, 77 anos depois, elas somam 44% do total.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Esse dado foi destacado na abertura do evento Mulheres que Transformam a Contabilidade pela vice-presidente Institucional e de Relações com os Profissionais do CRC, Michele Patricia Roncalio. Primeira secretária adjunta da Fazenda do Estado em 185 anos, ela disse que aos poucos as mulheres estão avançando em espaços que antes eram ocupados apenas por homens.

O evento reuniu quinta-feira contadoras de todo o Estado e foi realizado na sede do CRC, em Florianópolis, para marcar o Dia Internacional da Mulher. Segundo a presidente do CRC/SC, Marisa Luciana Schvabe de Morais – segunda mulher a liderar a entidade – o objetivo foi compartilhar trajetórias e ensinamentos para que contadoras se sintam encorajadas a emprestar seus talentos para grandes missões.

A contabilidade é uma atividade estratégica na gestão de negócios e, também, nas finanças pessoais. Com o registro transparente de números em balanços e em outros relatórios, ela mostra realidades, o que é fundamental para a tomada de decisões.  

Continua depois da publicidade

Fundadora do canal Mulheres nas Finanças, a contadora e mestre em contabilidade Sarah Amaral Fabrício recomenda às mulheres fazerem planejamento financeiro familiar e investimentos.

Segundo ela, 73% das mulheres informam ter dificuldades para entender sobre investimentos e representam apenas 23% dos investidores do país embora sejam 52% da população. Ela ensina que dinheiro permite transformar sonhos em realidade e também dá independência para mulheres saírem de relacionamentos abusivos.

Leia também

Preços de imóveis em Florianópolis e São José sobem acima da inflação

EDP fecha capital no Brasil, mas mantém a participação na Celesc

Caso de vaca louca atípico mantém bom cenário para setor de carnes

Mensalidades escolares puxam alta da inflação de SC em fevereiro

Destaques do NSC Total