Com a aprovação do acordo que fixa os termos para o Reino Unido sair da União Europeia, o que vai ocorrer efetivamente em 29 de março do ano que vem, são abertas novas oportunidades para firmar acordos comerciais com os ingleses. Pelas regras do Mercosul, é o bloco sulista que pode fazer essas negociações, que agora interessam muito também aos ingleses, que não poderão mais seguir os acordos da União Europeia. Se o governo de Jair Bolsonaro buscar a mudança do Mercosul de união aduaneira para numa zona de livre comércio (sem tarifa externa comum) e conseguir, ficará mais fácil ao Brasil fazer acordos comerciais bilaterais, inclusive com os britânicos.
Continua depois da publicidade
Negócios em Portugal
Não é só no setor de tecnologia que Portugal está em alta. Outros setores também escolhem o país para ser a porta de entrada no mercado europeu, destacou rui Coelho, da Invest Lisboa, durante o evento Empreende Portugal, na última semana, em Florianópolis. País da moda para fazer turismo, o setor cresceu nada menos do que 22% em Portugal ano passado. Também palestrante no evento, o diretor do Banco Atlântico Europa, Victor Barbosa, alertou que o investidor deve ir para o país, mas focar estratégia de atuação global. A empresária Fernanda Bornhausen, que liderou uma missão empresarial de SC ao país há poucos dias, disse que o idioma português pesa na decisão de escolher Portugal para expandir na Europa.
Black Friday
As vendas eletrônicas da Black Friday cresceram 23% este ano e somaram R$ 2,6 bilhões segundo a Ebit/Nielsen, que contabiliza comércio eletrônico no país. O total de pedidos cresceu 13%. Nesta segunda, acontece o Cyber Monday, dia para compra de eletrônicos. Vale alertar que esse foi um dos segmentos com mais queixas sobre promoção enganosa sexta-feira.
Para empreender
A Superintendência de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Florianópolis, uma das que atuam na secretaria econômica comandada por Juliano Richter Pires no governo de Gean Loureico, chega a 20 meses de atuação em dezembro com 250 ações realizadas, anota o superintendente Piter Santana. Entre os avanços estão a agilidade para abrir empresas, permissão para MEIs funcionarem em residências, programa Exporta Floripa para internacionalizar mais de 500 empresas e o Juro Zero Floripa, que já concedeu mais de R$ 600 mil em empréstimos para mais de 150 MEIs.
Um dos pontos fortes do trabalho da superintendência da prefeitura de Florianópolis é a qualificação. Nesse grupo estão o Programa Floripa Empreendedora em parceria como Sebrae/SC, oficinas de empreendedorismo para mais de 900 jovens em áreas de interesse social e realização do projeto Escola Empreendedora. Também foi criado o programa MEI Digital com abertura de 9 mil novos MEIs na Capital.
Continua depois da publicidade
