O tema abordado pelo consultor, escritor e empresário Cesar Souza na palestra de abertura da Exposuper Acats On-line foi “Como virar o jogo” no pós-pandemia. Mas ao contextualizar o novo cenário mundial, ele afirmou que o impacto da Covid-19 será tão profundo que, na prática, o início da doença marcará também o início do século XXI, apesar de ter começado em 2000.

Continua depois da publicidade

Com Exposuper virtual, supermercadistas de SC reforçam protagonismo em inovação

– O século 20 (XX) começou em 28 de julho de 1914, quando foi deflagrada a Primeira Guerra Mundial. O século 21 (XXI) não começou em janeiro de 2000, mas em novembro de 2019, quando a China registrou o primeiro caso de Covid-19. A história será uma antes da Covid e outra depois da Covid”, afirmou.

Estandes virtuais são fato novo na Exposuper

“Temos que contratar corações no século 21”, diz especialista em gestão empresarial

Continua depois da publicidade

De acordo com Cesar Souza, que é fundador do Grupo Empreenda e escritor, o novo coronavírus encontrou a maioria das empresas despreparadas para crises. Segundo ele, é fundamental conhecer o cliente e manter contato.

– Quem sobreviveu e quem está indo para frente soube estar próximo dos seus clientes, fazer uma boa gestão financeira e fazer uma boa reserva – afirmou.

O consultor elaborou lista de sete prioridades, que ele chama de alavancas, para ter êxito nos negócios no pós-pandemia: proposito, clientes, pessoas/equipes, parceiros, resultados, atitudes e prioridades.