Um dos terminais mais dinâmicos e modernos do Brasil, o Porto Itapoá, no Norte de Santa Catarina, bateu três recordes no mês de julho, em atividades diferentes. O principal foi na movimentação total de contêineres de 20 pés, que chegou a 99.396 TEUs, 10% mais que no mês anterior.

Continua depois da publicidade

O porto também bateu recorde no movimento de cargas diferentes num mesmo contêiner (as chamadas LCLs). Foram 40 contêineres para 227 pedidos diferentes. E outro número especial foi o total de navios que atracaram no porto: 54 ao todo, o maior número até agora.  

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Os outros recordes deste ano na movimentação geral do terminal, ou seja, no total de contêineres, foram nos meses de março e maio, colaborando para o crescimento de 18% da movimentação no terminal no primeiro semestre frente ao mesmo período de 2022.

– Os resultados do primeiro semestre de 2023 apontaram um crescimento de 40% das importações no Porto Itapoá em relação ao mesmo período de 2022. Mostra um movimento de mercado motivado, sobretudo, pela indústria – destaca o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner.

Continua depois da publicidade

As importações representaram 15% da movimentação do terminal em julho, enquanto as exportações responderam por 13%. As  atividades de transbordo também alcançaram 13% e as demais, incluindo cabotagem, realizaram a outra parte da movimentação.

Os maiores volumes de importação vieram da China, Alemanha e Estados Unidos, na ordem. Máquinas, componentes, plástico, tecidos, confecções e calçados foram os itens mais importados.

Os produtos mais exportados foram carnes congeladas e refrigeradas, madeiras, produtos de madeira, produtos químicos orgânicos e inorgânicos. Os principais destinos foram os Estados Unidos, China e Arábia Saudita.

Segundo Cássio Schreiner, a atividade de transbordo, que consiste em tirar os contêineres de um navio e colocar em outro, com destino diferente, foram importantes no mês passado, com a marca de 13% da movimentação.

Continua depois da publicidade

Leia também

Lide SC discute em Brasília avanços da gestão pública e privada para competitividade

Docol inaugura o Centro de Inovação Flow em Joinville

Arrecadação do governo de SC chega a R$ 3,8 bilhões em julho

Destaques do NSC Total