Uma minicidade com supermercado, sorveteria, aeroporto e pipoqueiro oferece atrações lúdicas para crianças que estudam no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Pequeno Príncipe, no bairro Campeche, em Florianópolis. O objetivo é ajudar no aprendizado de lidar com dinheiro. A iniciativa tem o conceito do projeto Din-Dim, desenvolvido em parceria com a professora Marianne Stampe do curso de Economia do Centro de Ciências da Administraçao e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Continua depois da publicidade
O plano é ministrar educação financeira como ferramenta de formação cidadã. Foi implantado com aprovação da Secretaria de Educação de Florianópolis e do Comitê de Ética em Pesquisas da Udesc. Voltado para crianças de quatro a seis anos, o projeto, idealizado pela economista Laura Pacheco, foi implantado este ano com recursos Fapesc, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. A metodologia pode ser adotada por outras instituições interessadas.
– Há um tabu em torno da ideia de falar de dinheiro com as crianças. Mas nós mostramos com esse projeto que não só é possível, como necessário – avalia a economista Laura Pacheco, egressa da Udesc Esag e idealizadora da ideia, que está à frente do Instituto Brasileiro de Finanças.
Com o êxito da primeira aplicação, está definido pela secretaria que o projeto será implantado em outras regiões da cidade, ampliando o alcance da educação financeira cidadã desde os primeiros passos.
Continua depois da publicidade

