Dentro do conceito de aprendizado por experiência, o Instituto Impac (Instituto Mauro Passos de Proteção Ambiental e Climática) elaborou o projeto “Um dia na mata” para proporcionar visitas de estudantes de escolas públicas à mata da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis. A iniciativa foi escolhida para ser apoiada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), impactou mais de 700 crianças e será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2025 (COP30).
Continua depois da publicidade
O projeto será levado à COP pelo deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (Psol), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesc, que vai participar do evento em Belém. O Instituto Impac foi fundado em Florianópolis pelo engenheiro e ambientalista Mauro Passos e tem elaborado projetos voltados à educação e restauração ambiental.
Projeto levou estudantes de escolas públicas para conhecer a Mata Atlântica
– Levamos três projetos ambientais para realizar em parceria com a Assembleia Legislativa (Alesc) e de depois apresentar na COP30. O presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia, informou que seria possível fazer um. Escolhemos “Um dia na mata” porque iria oportunizar que crianças pudessem conhecer a floresta acompanhadas de biólogos. Durante 40 dias, conseguimos levar 734 crianças, estudantes de escolas públicas da Grande Florianópolis. Foi fantástico – afirmou Mauro Passos.
As visitas das crianças foram nas trilhas da Serra do Tabuleiro, que são uma atração turística dentro do complexo ecológico do Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, no município de Santo Amaro da Imperatriz. As trilhas são um passeio tradicional no hotel, que conta com dois biólogos para guiar os visitantes. As crianças foram acompanhadas pelos biólogos e professores Fernando Bruggemann e o Guilherme Willrich, profundos conhecedores da mata.
E dando continuidade a esse trabalho educativo, o instituto vai realizar dia 27 deste mês o Seminário Impacto Futuro, no auditório do Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, que é parceiro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para pesquisas nas florestas da Serra.
Continua depois da publicidade
— O objetivo é debater caminhos na educação ambiental e climática que impactam o futuro — destaca o engenheiro ambientalista.
A participação no seminário é gratuita e aberta a interessados. A inscrição pode ser veitas no site https://forms.gle/QgSB14wQ5dhfQZoU8. Como o Impac é um instituto voluntário, ele aceita contribuições espontâneas e solidárias para desenvolver as atividades. Elas podem ser feitas pelo Pix: 55618245000179, que é o CNPJ/ Instituto Impac.





