Um novo dado estatístico reforça que Santa Catarina é o estado brasileiro que enfrenta maior incidência de desastres climáticos severos ou extremos. O ano de 2025 foi o primeiro que contou, todos os meses, com novo serviço à população de alertas para desastres climáticos em parceria entre as Defesas Civis e as companhias de telefonia celular do país. Foram emitidos em todo o Brasil, no ano, 805 alertas e desses, 333 foram para celulares de pessoas de Santa Catarina, o que correspondeu a 41,37% do total.
Continua depois da publicidade
É isso que mostra o primeiro relatório anual do novo serviço prestado numa parceria entre os estados e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), que reúne as companhias do setor. O trabalho iniciou no final de 2024. Do total em 2025, foram 698 alertas sobre riscos severos e 107 sobre riscos extremos.

Este novo serviço é o emitido em mensagem de texto em SMS, página com letras pretas, sempre com alerta sonoro junto, mesmo se o celular estiver no silencioso e se a pessoa não estiver no estado. Essa é a tecnologia cell broadcast. O estado de São Paulo ficou em segundo lugar no ano passado com 211 notificações (26,21%). Na sequência, vieram o Amazonas com 68 mensagens, Minas Gerais com 65 e o Rio de Janeiro com 51.
Veja imagens de chuvas intensas ou acidentes em SC no ano de 2025:
Continua depois da publicidade
Como é um serviço em parceria com as Defesas Civis, o serviço mostra que a de Santa Catarina está trabalhando com cada vez mais eficiência. Esses são alertas sobre grandes perigos frente a eventos climáticos e, se as pessoas seguissem mais as recomendações dos mesmos, seriam registradas menos ocorrências de acidentes, riscos de vida e até de mortes.
A ABR Telecom explica que são mensagens para celulares conectados às redes 4G ou 5G, enviadas mesmo sem cadastro prévio. É um serviço de utilidade pública para alertas sobre chuvas intensas, tempestades, deslizamentos, enxurradas, vendavais, inundações, incêndios em aglomerados residenciais e granizo.
Além desses alertas para riscos de desastres mais perigosos, a Defesa Civil, em parceria com a ABR Telecom, tem serviço para avisar sobre outros riscos. Esses alertas são enviados por SMS para celulares cadastrados.
Em 2025, esse serviço para situações não tão graves emitiu 23 mil alertas e notificações de emergência para várias regiões do Brasil, num total de 1,162 milhões de SMS no país. São Paulo é o estado que liderou, com mais de 422 mil SMS emitidos; seguido de Minas Gerais, com mais de 196 mil; e Rio de Janeiro com mais de 133 mil mensagens de texto. Roraima e Amapá registraram menos notificações, com 6.994 e 12.195 SMS, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Esses alertas menos graves podem ser recebidos também gratuitamente pela população. Para receber alertas da sua região, basta enviar um SMS com o CEP para o número da Defesa Civil (40199). A partir desse envio, você passa a receber as notificações de interesse da sua localidade. O serviço não consome créditos e não requer conexão com a internet.
Leia também
Títulos podres de antigo banco de SC foram usados em fraudes do Master, diz jornal
Mesmo com impacto do tarifaço, SC alcança recorde nas exportações em 2025
Novas regras do IR entram em vigor com impactos nos salários a partir de janeiro
Após duas gestões lideradas por empresárias, associação de Jaraguá empossa empresário
Acate destaca projeção internacional do setor de TI em 2025 e celebra 40 anos em 2026





