A comitiva de senadores do Brasil que está em Washington, nos Estados Unidos, para buscar uma solução visando evitar o tarifaço de 50%, tenta a ajuda do ex-presidente americano, o republicano George W. Bush. O senador Esperidião Amin (PP-SC) disse para a coluna que o colega Jaques Wagner (PT-BA) fez contato com o ex-presidente Bush para ele conversar com Donald Trump a fim de que aceite negociar um acordo com o presidente Lula.

Continua depois da publicidade

Também foram divulgadas mais informações nesta segunda-feira sobre a possível participação do presidente Lula numa negociação direta com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

– É importante, na minha opinião, o esforço que o senador Jaques Wagner está fazendo para o Lula tomar a iniciativa de procurar o presidente Donald Trump – comentou Esperidião Amin.

O senador de SC também falou de outro avanço desta segunda-feira, resultado do trabalho do grupo de senadores liderado pelo senador Nelson Trad (PSD-MS). Trata-se de um novo pedido de adiamento das tarifas por empresários dos EUA.  

– A Câmara de Comércio dos Estados Unidos nos recebeu hoje e todos os empresários concordaram que é um prejuízo inútil. É um jogo de perde-perde. Eles vão encaminhar esse novo pedido ao governo americano – afirmou Esperidião Amin entre uma reunião e outra.

Continua depois da publicidade

A agenda da comitiva de parlamentares começou de manhã com um café na Embaixada do Brasil, com a embaixadora Maria Luiza Viotti. Também participam os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Rogério Carvalho (PT-SE) Teresa Cristina (PP-MS), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL).