Com ênfase na moda feminina e muito salto alto, o polo calçadista do município de São João Batista se tornou um cluster eficiente, que produz para o Brasil e exterior. Em palestra no evento ONDM – O Negócio da Moda, em Camboriú, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Almir dos Santos (foto), diz que nos últimos 20 anos o polo está sendo mais reconhecido graças à união do setor.
Continua depois da publicidade
– Formamos o APL (Arranjo Produtivo Local) do calçado, investimos em tecnologia humana, reformulamos a escola do Senai e criamos o primeiro curso tecnólogo em design do Brasil. Hoje, São João Batista é a terceira cidade que mais cresce em SC, e isso é resultado do nosso trabalho – afirma o industrial.
O polo batistense começou há mais de 30 anos como necessidade de substituir um produto industrial que perdeu força no Estado, o açúcar. Além de dezenas de indústrias de calçados, São João Batista reúne uma série de fabricantes de componentes, o que facilita a agilidade da produção local, observa Almir dos Santos.
Continua depois da publicidade
