As empresas do varejo necessitam seguir as tendências globais para atender os seus públicos tanto com lojas físicas quanto virtuais. O empenho para estar nessas plataformas e oferecer as melhores oportunidades de compras ao consumidor, com informações técnicas e mais conhecimento foram temas abordados no Inova+Ação, congresso da CDL de Florianópolis realizado nesta quinta-feira (1º).

Continua depois da publicidade

Este foi o primeiro evento do Floripa Conecta, um guarda-chuva de mais de 50 eventos que serão realizados em Florianópolis este mês. Teve como correalizadores a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), o Sebrae-SC, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm-SC) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea-SC).

O presidente da Stone, Augusto Lins, disse que a empresa que lidera, voltada a meios de pagamentos, oferece serviços com preços competitivos, mas inclui pequenas empresas. Segundo ele, uma grande revolução na oferta de crédito no Brasil, com redução de juros, vai ocorrer com o compartilhamento dos dados bancários dos clientes, um projeto do Banco Central que entrará em vigor em cerca de dois anos.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico de SC (ABComm) levou para o evento palestras sobre o uso de grandes plataformas para vender produtos, pagando percentual sobre vendas efetivadas. Uma dessas plataformas é o marketplace Magalu, do Magazine Luiza, apresentado pelo coordenador de Treinamento da Incubadora Magazine Luiza, Camilo Santos.

Segundo a ABComm, cerca de 70% das vendas online do país acontecem via marketplace. Empresas pequenas podem adotar essa alternativa. Célio Salles, coordenador do Inova+Ação, chamou a atenção para a expansão dos serviços de entrega no Brasil e no mundo. Enquanto em SC avançam os serviços de telentrega de alimentos, na China, por exemplo, produtos de menor valor ganham força no delivery regional. Por lá, são entregues produtos de até R$ 1.  

Continua depois da publicidade

Futurista

André Miranda / Divulgação
(Foto: André Miranda / Divulgação)

O Inova+Ação superou as expectativas de público, especialmente com forte presença de jovens empresários. Entre os palestrantes, o futurista Demetrio Teodorov (foto), que falou sobre O futuro e a inovação no varejo mundial.

— O futuro dos negócios não está somente na tecnologia, mas principalmente na observação e compreensão profunda das necessidades dos consumidores e na busca de novas soluções para novas necessidades – disseTodorov no palco principal do evento que começou às 13h30mim e foi até depois das 21h.

Destaques do NSC Total