O novo sistema da Área Azul de Blumenau será mais caro para o motorista e terá tempo fracionado de estacionamento. A tarifa inicial a ser paga pelo usuário dará direito a 30 minutos na vaga. A partir daí, o valor será acrescentado a cada 15 minutos até o máximo de duas horas. Hoje, os cartões dão direito a uma hora na vaga e não há fracionamento. O edital de licitação foi lançado nesta segunda-feira (2).

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Ainda não há um valor definido para as futuras tarifas de estacionamento rotativo. Os preços atuais, vigentes desde 2011, são: R$ 0,75/hora para motos e R$ 1,50/hora para carros. Depois de duas horas estacionado, o veículo é considerado irregular. A mudança deve ser feita via decreto assim que a empresa responsável pela implementação do sistema for contratada.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, o reajuste deve considerar a inflação do período, mas não necessariamente a reposição integral. O objetivo é ampliar a arrecadação, bancar os custos do serviço e ainda sobrar algum para contribuir com as contas do transporte coletivo.

Edital

Como a coluna antecipou na segunda-feira (2), o edital de licitação lançado prevê a instalação de sensores eletrônicos em mais de 2 mil vagas de Área Azul em Blumenau. Os espaços para estacionamento serão numerados e a fiscalização terá o apoio de um sistema eletrônico. O colega Pedro Machado mostrou em quais ruas ficarão as vagas.

Continua depois da publicidade

Será possível pagar a tarifa por meio de um aplicativo de celular, em parquímetros espalhados pelas ruas da cidade e em estabelecimentos comerciais conveniados. A implantação deve começar no segundo semestre deste ano.

As empresas interessadas em assumir o serviço têm prazo curto. As propostas devem ser entregues até o dia 12 de maio.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Área Azul de Blumenau usará sensores para fiscalizar veículos estacionados

Oktoberfest Blumenau tem plano para que 4 mil mudas virem árvores de sombra

Projeto eleitoral de Jorginho Mello ressuscita a federalização da Furb

Governo Bolsonaro segura verba e SC banca obras de duplicação da BR-470

Destaques do NSC Total