nsc
nsc

Sputnik V

Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas contra a Covid-19

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
05/03/2021 - 18h37
Vacina a ser adquirida é a russa Sputnik V, que ainda está pendente de aprovação pela Anvisa
Vacina a ser adquirida é a russa Sputnik V, que ainda está pendente de aprovação pela Anvisa (Foto: Kirill Kudryavtsev, AFP)

Blumenau confirmou nesta sexta-feira (5) adesão ao consórcio nacional de municípios para a compra de vacinas contra a Covid-19. Um protocolo de intenções foi firmado junto à Frente Nacional dos Prefeitos. Além de vacinas, podem ser adquiridos medicamentos, equipamentos e insumos para o enfrentamento à doença.

> Receba via Whatsapp as principais notícias de Blumenau e região.

Com a autorização, na ultima semana, do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados, municípios e o Distrito Federal possam importar e distribuir os imunizantes, a prefeitura fez a opção de comprar via consórcio nacional. A vacina em negociação é a russa Sputnik V, que ainda precisa da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em pacientes brasileiros. Não há prazo de entrega das doses por enquanto.

No orçamento do município para 2021, foram incluídos R$ 12 milhões para a compra de vacinas. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), o município precisou avaliar com cautela a compra de vacinas para que, no futuro, não sobrem doses. O problema é a incerteza sobre as entregas do Ministério da Saúde, que por enquanto estão sendo escassas.

Hildebrandt disse, quinta-feira (4), que para aderir ao consórcio nacional seria necessário definir quantas doses Blumenau encomendaria. Esse quantitativo ainda não foi divulgado pelo município.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas