nsc
nsc

Reorganização

Blumenau cria 140 novos cargos para mudar atendimento na saúde

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
16/06/2022 - 10h14
Ambulatórios Gerais passam a ter equipes de ESF
Ambulatórios Gerais passam a ter equipes de ESF (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Está na Câmara de Vereadores de Blumenau um projeto de lei do Executivo que cria 140 novos cargos efetivos na Saúde municipal. São 50 agentes comunitários, 49 médicos, 25 enfermeiros, 14 motoristas e 2 técnicos de enfermagem. Esses profissionais, que serão chamados via concurso público, formarão novas equipes de Saúde da Família, parte de uma mudança ampla no modelo de atendimento da cidade.

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Os futuros contratados atuarão em unidades de saúde já existentes, conforme reorganização em curso na estrutura da Secretaria de Promoção da Saúde, que segue preceitos do Ministério da Saúde

Os Ambulatórios Gerais passam a chamar-se Ambulatórios Gerais da Família (AGF). Eles tiveram as áreas de abrangência divididas em equipes e mudam o modelo de atendimento para o Estratégia de Saúde da Família, que acompanha uma população determinada no longo prazo. Profissionais especialistas de apoio, como ginecologistas e pediatras, continuam atuando nos ambulatórios gerias.

— Com isso, na prática, passamos a ter 100% da população antedida na Estratégia de Saúde da Família — explica o secretário Marcelo Lanzarin.

Com as mudanças, o território atendido por cada posto e ambulatório da cidade sofreu alterações. Para conferir qual unidade é referência para a sua rua, acesse a lista no site da prefeitura de Blumenau.

A prefeitura investirá mais R$ 1,6 milhão por mês com os salários dos novos profisisonais. Com as alterações, o município passará a contar com 129 médicos em jornadas de 40 horas para atender à Estratégia de Saúde da Família. Parte desse contingente é dos servidores que já atuam nos AGs e estão passando por reenquadramento.

O projeto de lei chegou à Câmara de Blumenau na quarta-feira (15), com pedido de votação em regime de urgência. Não deve enfrentar dificuldades para ser aprovado pelos parlamentares.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Bolsonaro sanciona lei que concede título de capital a Gaspar

Deslizamento de terra afeta duplicação da BR-470 em Blumenau

Novo acesso a Blumenau pode dar em lugar nenhum à espera de viaduto

Quais vacinas Blumenau obrigará escolas e creches a cobrar dos pais

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas