Escolas e creches municipais de Blumenau terão 220 câmeras de monitoramento e 220 botões de pânico, que acionam socorro de imediato. A licitação para contratar os equipamentos foi lançada nesta segunda-feira (8) e inclui a lista das unidades contempladas. A Escola Machado de Assis, na Itoupava Seca, é a que terá o maior aparato de vigilância. O investimento máximo previsto é de R$ 821 mil.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A compra de câmeras e botões de pânico é uma reação ao clamor gerado pelo ataque à creche privada Cantinho Bom Pastor, em 5 de abril, quando quatro crianças foram assassinadas por um invasor, que está preso. Além dos equipamentos eletrônicos, a prefeitura contratou vigilantes armados para atuar nas entradas das unidades de ensino.

O edital prevê câmeras com detecção de movimento e capazes de produzir imagens coloridas à noite. Também estão incluídos os aparelhos para transmissão dos dados à Central de Controle Operacional (CC) da prefeitura e à Polícia Militar. A empresa vencedora deverá instalar e garantir a manutenção dos equipamentos por 12 meses. O pregão presencial está marcado para 19 de maio.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Continua depois da publicidade

Leia também

Deputado ataca compra de terreno pela Câmara de Blumenau, mas com pouca munição

Como um policial de SC colaborou na descoberta de ameaças contra Sérgio Moro

Seis anos depois, regulamentação de aplicativos como o Uber saiu da agenda em Blumenau

Interino há um ano, superintendente do DNIT de SC pode acabar efetivado

Destaques do NSC Total