nsc
nsc

EXCETO ACAMADOS

Blumenau interrompe vacinação contra a Covid-19 por escassez de doses

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
17/02/2021 - 10h41
Atendimento no Setor 1 da Vila Germânica está suspenso até que cheguem novas doses
Atendimento no Setor 1 da Vila Germânica está suspenso até que cheguem novas doses (Foto: Patrick Rodrigues)

A vacinação contra a Covid-19 em Blumenau parou por escassez de doses. Com a exceção de pessoas acamadas, que seguem sendo atendidas por equipes volantes, nesta quarta-feira (17) a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde suspendeu a operação montada no Parque Vila Germânica para imunizar os grupos prioritários. A medida é válida “até que o município receba um novo quantitativo de doses do governo do Estado”.

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Até terça-feira, segundo a prefeitura, 9.313 blumenauenses haviam recebido a primeira aplicação. Destes, 2.914 já haviam retornado para tomar a segunda. Sobram no estoque cerca de 700 vacinas para primeira dose e outras 600 para segunda. Nesta manhã de quarta, o município informou que está revisando esses números.

O setor 1 da Vila Germânica amanheceu deserto. As cadeiras e cabines de vacinação permanecem no local, à espera de pacientes — e de vacinas. Do outro lado, no setor 3, o atendimento de casos suspeitos continua normal.

Problema nacional

A falta de doses do imunizante contra o coronavírus repete-se em diversas cidades brasileiras. Capitais como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) também anunciaram pausa na vacinação até que cheguem novas doses. A Confederação Nacional dos Municípios publicou nota informando o risco de suspensão da vacinação e pedindo a demissão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello:

“Seu comando não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário para a aquisição de vacinas. Todas as iniciativas adotadas até aqui foram realizadas apenas como reação à pressão política e social, sem qualquer cronograma de distribuição para Estados e Municípios”, critica a nota.

Governadores solicitaram uma reunião com Pazuello nesta quarta-feira para cobrar o envio de novas remessas de doses.

> Blumenau testará toda a turma quando houver caso positivo de Covid-19 nas escolas.

Agendamento da vacina

Em Blumenau, cerca de 150 pessoas que não podem se locomover até a central de vacinação estão cadastradas para receber equipes da Saúde em casa. O agendamento continua aberto. Para solicitar a imunização de alguém acamado é preciso ligar no telefone 156 (opção 2). Segundo a prefeitura, as equipes de Saúde da Família também estão procurando pessoas desse público-alvo que ainda não agendaram a vacina.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas