nsc
nsc

Pandemia

Blumenau testará toda a turma quando houver caso positivo de Covid-19 nas escolas

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
15/02/2021 - 18h23 - Atualizada em: 15/02/2021 - 18h36
Escolas de Blumenau registraram seis casos de coronavírus na primeira semana de volta às aulas
Escolas de Blumenau registraram seis casos de coronavírus na primeira semana de volta às aulas (Foto: Patrick Rodrigues)

A prefeitura de Blumenau passará a testar toda a turma de estudantes quando houver um caso de Covid-19 nas escolas da rede municipal. Sempre que um profissional da educação ou aluno testar positivo, todos os alunos e professores serão submetidos ao exame para detectar o coronavírus. A informação foi anunciada durante a live sobre a pandemia exibida nesta segunda-feira (15) nas redes sociais da prefeitura.

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Conforme a coluna noticiou nesta segunda, escolas e creches municipais de Blumenau registraram seis casos de Covid-19 na primeira semana após a volta às aulas presenciais. Segundo levantamento da Secretaria de Promoção da Saúde, entre os dias 8 e 12 de fevereiro quatro professores e dois estudantes testaram positivo e precisaram ser isolados das atividades. Os casos ocorreram em seis diferentes unidades de ensino.

Até então, as medidas previstas para casos de Covid-19 em escolas eram o isolamento dos doentes e a limpeza dos locais em que eles conviviam nas unidades de ensino. Não foram fornecidos detalhes de como serão as operações de testagem e nem a data exata em que elas começarão. O objetivo é iniciar ainda nesta semana.

O teste a ser aplicado em alunos, professores e servidores é o de antígeno, que fica pronto em 30 minutos. Para colher o material, é inserido um cotonete (swab) no nariz do paciente.

Oeste de SC

O Médio Vale do Itajaí voltou nesta semana ao estágio gravíssimo da matriz de risco da pandemia em Santa Catarina. Além disso, há preocupação com a transferência de pacientes do Oeste catarinense para leitos de UTI em Blumenau. Há quatro vagas reservadas pela regulação do Estado em hospitais blumenauenses. Duas delas já ocupadas.

— A situação do Oeste afeta todo o Estado. É importante que as pessoas tenham o cuidado necessário para que a gente afete menos com pacientes aqui da região — avaliou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Em Blumenau, o número de casos de coronavírus voltou a crescer desde o fim de janeiro. 

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas