Única escola de samba a manter vivo o Carnaval de rua em Blumenau, a Mocidade Unidos do Salto Norte teve autorização negada pela prefeitura para desfilar em 2023. A agremiação pediu alvará à Praça do Cidadão, mas o documento foi negado. Uma confusão ocorrida no fim do último desfile, em 2020, foi citada como justificativa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
A Mocidade Unidos do Salto do Norte desfila há mais de 15 anos pela Rua Johann Sachse no domingo de Carnaval, exibindo carros alegóricos, bateria e passistas. Mais de 200 pessoas costumam participar da brincadeira. Neste ano, o evento está agendado para 19 de fevereiro.
Porém, quando representantes da escola foram à prefeitura pedir um alvará para o ensaio da escola, programado para um galpão da Rua Henrique Mette, receberam “não” como resposta. Segundo o fundador da agremiação, Amaro de França, o Dimi Mocidade, a servidora que comunicou a negativa teria mostrado um vídeo de 2020 quando houve uma briga no fim do desfile.
— Na Oktoberfest tem briga, no Réveillon tem briga, até no Natal tem briga e ninguém comenta nada — reclama.
Continua depois da publicidade
A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou a decisão, que partiu da Diretoria de Regulação e Controle Urbano da Secretaria de Planejamento Urbano. Segundo o município, a Ouvidoria recebeu diversas reclamações em edições anteriores do desfile. Imagens recebidas demonstrariam “o uso inadequado da área pública a ponto de ser necessária a intervenção policial para reestabelecer a ordem”.
O assunto repercutiu na Câmara de Vereadores durante a sessão desta quinta-feira (9). Os vereadores Ailton de Souza (PL) e Maurício Goll (PSDB) pediram que o município reveja o veto ao Carnaval de rua.
Comentário
Ainda há tempo de Blumenau voltar atrás da absurda decisão e permitir o desfile de Carnaval no Salto do Norte. Se existe um problema de segurança num evento popular, que se providencie a segurança necessária.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Impasse sobre cerveja da Oktoberfest Blumenau motivou conversa reservada com prefeito
Projeto cria 13º salário para os vereadores de Blumenau
Cerveja da Oktoberfest Blumenau vira problema político para Mário Hildebrandt
Vereadores de Blumenau convocam presidente do Samae a esclarecer falta d’água