nsc
nsc

RETORNO GRADATIVO

Blumenau recupera 62% dos horários de ônibus pré-pandemia

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
03/11/2021 - 09h59 - Atualizada em: 03/11/2021 - 10h01
Nesta segunda-feira mais 34 viagens foram adicionadas ao sistema
Nesta segunda-feira mais 34 viagens foram adicionadas ao sistema (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

O transporte coletivo de Blumenau recuperou 62% dos horários de ônibus que existiam no período pré-pandemia de Covid-19. Nesta quarta-feira (3), 34 novas viagens foram adicionadas ao sistema, totalizando 2.404 por dia. Até março de 2020, eram 3.850 viagens diárias. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), a retomada gradual acompanha o comportamento da demanda.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Entre as linhas beneficiadas com mais horários nesta segunda estão as troncais 31 e 32, entre os terminais Velha e Proeb, e trajetos nos bairros Itoupavazinha, Tribess, Água Verde e Velha. Uma linha que estava desativada, a 301 - Girassol, foi retomada em caráter experimental. Também ocorreram 14 ajustes de itinerário para levar o serviço a mais ruas.

Na próxima segunda-feira (8), a principal linha do transporte coletivo de Blumenau terá o reforço de cinco ônibus em horários de pico pela manhã e no fim da tarde. A Troncal 10, entre os terminais do Garcia e do Aterro, terá 12 viagens extras diárias, reduzindo o tempo de espera dos passageiros — e, espera-se, a lotação dos ônibus. Nesta linha, o número de viagens passará a representar 80% do período pré-pandemia.

Segundo a Seterb, o transporte coletivo de Blumenau vem transportando, em média, 61 mil passageiros por dia, de segunda a sexta. Antes da Covid-19, eram cerca de 100 mil usuários por dia. Desde o início do ano, foram retomadas 420 viagens diárias. A tabela de horários de ônibus em Blumenau está disponível no site da Blumob.

O desafio é tornar o serviço atrativo a mais blumenauenses sem onerar demais os cofres municipais, que já vêm subsidiando o sistema de ônibus desde o fim de 2020.

Leia também

Blumenau propõe fim da gratuidade no transporte coletivo para nove categorias

Calçadão muda cenário da Prainha, em Blumenau, e gera controvérsia

Projeto quer transformar a Ponte dos Arcos de Blumenau em ponto turístico

Perda da decoração de Natal em Blumenau prova que burocracia nem sempre é ruim

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas