Legislativo
Apenas três vereadores trabalharam a distância na primeira sessão ordinária remota e promovida pela manhã no Legislativo de Blumenau. Os outros 12 parlamentares participaram da reunião desta terça-feira (7) no próprio plenário ou em salas dos gabinetes, no prédio da Câmara Municipal.
Desde a semana passada, quando a maioria dos vereadores decidiu transferir o horário das sessões e promovê-las online, servidores da Casa revelaram desconforto. Isso porque a justificativa para a medida de afastamento é a pandemia do novo coronavírus. Porém, a direção da Casa não estendeu o trabalho remoto aos demais servidores. Atividades administrativas continuam funcionando de forma presencial, com a exceção de servidores que integram grupos de risco.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
A coluna apurou que o real motivo, não declarado, é a campanha eleitoral que se aproxima. Tradicionalmente, em anos eleitorais, as sessões passam ao período matutino para liberar os parlamentares a atuar nas campanhas à tarde e à noite. Manteve-se o hábito: elas só voltam para o périodo da tarde no dia 16 de novembro, um dia após a votação.
Com as sessões online, também reduz-se o tempo total do compromisso. Na reunião desta terça, os vereadores permaneceram conectados por cerca de uma hora. Em seguida, entraram no ar pronunciamentos gravados anteriormente na tribuna do Legislativo. Geralmente as sessões da Câmara duram cerca de três horas.
O presidente Marcelo Lanzarin (MDB) negou relação com a campanha eleitoral e disse, durante a sessão, que os coordenadores de setores da Câmara foram orientados a liberar servidores enquadrados em grupos de risco. Nos gabinetes, cada vereador tem autonomia para definir o esquema de trabalho.
"Tivemos metade dos óbitos ocorridos nos últimos 10 dias. Tivemos quatro casos positivos (na Câmara), mais um suspeito, uma estagiária na UTI. Essa foi nossa motivação", afirmou.
A sessão desta terça começou com 45 minutos de atraso, às 9h45min, e apenas poucos minutos puderam ser transmitidos pela TV Legislativa. De acodo com a assessoria de imprensa da Casa, houve problemas técnicos e esta primeira experiência serviu para que fossem feitos ajustes. O conteúdo da reunião foi publicado no site da Câmara e será veiculado também na TV. A partir de quinta-feira (9), o objetivo é transmitir ao vivo.