nsc
nsc

CONTÁGIO EM ALTA

Cinco sinais de que a nova onda de Covid-19 em Blumenau já começou

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
07/06/2021 - 08h17 - Atualizada em: 07/06/2021 - 08h19
Blumenau voltou a registrar mais de 110 casos de Covid-19 por dia
Blumenau voltou a registrar mais de 110 casos de Covid-19 por dia (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Há um mês o número de casos de Covid-19 em Blumenau não para de crescer. Uma ascensão lenta, silenciosa, mas que já começa a refletir-se nos atendimentos em hospitais da cidade. É a quarta vez que a pandemia dá esses sinais à cidade. Nas três experiências anteriores, ondas de contágio deixaram um total de 534 mortos pela doença e um número incerto de pacientes sequelados.

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Apesar do sobe-desce dos gráficos, especialistas alertam que não é possível prever qual será a intensidade ou a duração da nova onda de contágio. Mas os números indicam que ela já começou.

1 - Novos casos em Blumenau

A média móvel diária de casos diagnosticados de coronavírus em Blumenau chegou a 110,6 no domingo (6), considerados os dados dos sete dias anteriores. Esse indicador cresce desde o dia 5 de maio, data em que a média móvel bateu em 76 casos por dia. Piso tão alto que gera debates: uma nova onda começou ou a anterior nem mesmo terminou?

De qualquer maneira, há uma tendência de alta que sucede período de estabilidade. Movimento que confirma previsão do infectologia Ricardo Freitas ao Santa, em maio.

2 - Casos ativos de Covid-19

Por consequência, o número de doentes simultâneos aumenta também. A semana começa com 776 moradores de Blumenau em tratamento conta a Covid-19. Destes, 710 estão em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura. Os demais estão em hospitais.

Na sexta-feira (4), durante a live do município transmitida em redes sociais, o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, alertou que os gráficos indicam o risco de uma nova onda e pediu cuidados à população.

3 - Internações nos hospitais

Domingo à noite havia 48 pacientes com coronavírus internados em UTIs de Blumenau. O número vem aumentando desde quarta-feira (2), quando eram 41. Nas enfermarias, a nova onda de atendimentos já é perceptível há mais tempo. De um piso de 24 internações, no dia 10 de maio, os hospitais já contam 44 pacientes ocupando leitos.

O infectologista Amaury Mielle, lembra que o aumento de casos e internações no Sul do Brasil, incluindo regiões do Rio Grande do Sul e do Paraná, vem num período de atenção com a variante Delta do coronavírus, primeiro detectada na Índia.

— Há uma precaução entre nós infectologistas de que a gente venha a ter a predominância da variante Delta, porque o ritmo da vacinação não está indo de acordo — analisa.

4 - Mobilidade

Indícios de uma nova onda vêm acompanhados do aumento na circulação de pessoas. Segundo dados da Rede Análise Covid-19, que envolve 84 pesquisadores brasileiros, com base em dados de mobilidade da Google, há mais blumenauenses nas ruas, parques, comércios, supermercados e no transporte público. 

O feriado de Corpus Christi, em que houve deslocamentos de famílias a outras cidades e estados para lazer e turismo, também pode acelerar a transmissão do vírus nas próximas semanas.

5 - Vacinação

A campanha de vacinação contra o coronavírus é a principal esperança de que a nova onda seja menos trágica que as anteriores em Blumenau. Grupos vulneráveis estão mais protegidos e, com mais pessoas imunizadas, a circulação do Sars-Cov-2 deve ser dificultada. Porém, os índices de vacinação ainda baixos mantêm o risco de proliferação da doença.

Até domingo, só 34 mil blumenauenses haviam tomado as duas doses da vacina, o equivalente a menos de 10% da população.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

> Cai de 15 para 13 o número de regiões em risco gravíssimo para a Covid-19 em SC.

> Blumenau abre agenda de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 59 anos e outros grupos

> Acesse o monitor da vacinação em Santa Catarina.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas