Um movimento de cobrança para ampliar horários e linhas de ônibus nos bairros de Blumenau vai reunir mais de 70 associações de moradores na próxima quarta-feira (8). Líderes comunitários ligados à União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam) marcaram o encontro para formalizar reivindicações à Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). As queixas acumulam-se desde o ano passado, mas pioraram durante as férias escolares.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Desde o início da pandemia de Covid-19, quando o transporte coletivo chegou a ser interrompido, o sistema de ônibus urbanos de Blumenau vem passando por uma recuperação lenta e gradual. Linhas de regiões mais afastadas do Centro, e com menor demanda, não retomaram o nível de oferta pré-pandemia.

As reclamações chegam também via Câmara de Vereadores. Todas as semanas, parlamentares apresentam indicações e requerimentos tratando de situações específicas reivindicadas por cidadãos.

Segundo Cléber José dos Santos, presidente da Uniblam, há relatos de crianças que precisam esperar mais de uma hora por ônibus, no Vorstadt. Em outra situação, no Progresso, mulheres retornando do trabalho à noite são obrigadas a caminhar por uma região escura porque o coletivo não chega mais perto das residências onde moram. A reunião de quarta é para transformar os relatos em solicitações formais à prefeitura.

Continua depois da publicidade

— Todos os pedidos têm de ser documentados, de boca não se resolve nada — orienta Santos.

A Uniblam pediu aos 73 líderes de associações que confirmaram presença a impressão de ofícios em três cópias contendo as reivindicações de cada comunidade. Uma cópia ficará com a Uniblam, outra com a SMTT e outra com a própria associação. A documentação servirá para dar acompanhamento às demandas.

Oferta e demanda

O secretário Alexandro Fernandes confirmou à coluna que enviará representante à reunião da Uniblam. Disse que todas as reivindicações recebidas são analisadas e, quando há demanda que justifique, melhorias são providenciadas.

— Na situação atual, entendemos que o sistema está atendendo à demanda. Mesmo assim, analisamos toda e qualquer reivindicação, independentemente se partiu de um cidadão ou de uma entidade — afirmou.

Para a reunião de quarta, às 19h30min, na Associação de Moradores da Rua 25 de Agosto, na Itoupava Norte, foram enviados convites à SMTT, à Blumob, aos vereadores e ao gabinete do prefeito.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Rombo que Blumenau terá com ICMS dos combustíveis daria para comprar o Sesi

Prefeito de Blumenau diz não ser obstáculo para montagem do governo Jorginho

Blumenau vive ascensão simultânea de mulheres a postos de comando

Governo Jorginho sinaliza que vai liberar verbas da BR-470 em 2023