nsc
nsc

Espaço cultural

Condomínio de Blumenau instala biblioteca e museu no saguão

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
11/08/2021 - 06h00
Espaço de 30 metros quadrados fica logo na entrada do Premiere Residence, no Centro
Espaço de 30 metros quadrados fica logo na entrada do Premiere Residence, no Centro (Foto: Joubert Farley Eger, Arquivo Pessoal)

Um condomínio de Blumenau instalou, em pleno saguão, uma biblioteca e museu. São quase mil livros, além de videoteca, audioteca, artefatos antigos, curiosidades e uma coleção de cédulas. A maior parte do acervo pertenceu ao economista e professor Viegand Eger, um dos fundadores da Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), falecido em 2016. O espaço fica no edifício Premiere Residence, na Rua 7 de Setembro.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O idealizador do novo endereço cultural da cidade é o filho de Viegand, Joubert Farley Eger. Condômino do edifício, ele teve a ideia ao observar bibliotecas em hotéis e prédios residenciais nos Estados Unidos. Propôs a doação do acervo aos demais moradores e donos de salas comerciais, que aceitaram a responsabilidade de manter o museu.

— Concluí que seria melhor continuar o legado do meu pai, de disseminar conhecimento, do que ficar todo esse acervo dentro da minha casa — contou Joubert.

A biblioteca tem livros de Economia, Administração, Direito, Filosofia e Psicologia, dentre outras disciplinas, além de obras variadas de literatura. Ao lado estão dispostos objetos como um cutelo indígena encontrado no Alto Vale do Itajaí, um pedaço do Muro de Berlim, obras de arte, uma máquina de escrever da década de 1940 e um jogo de xadrez feito de pedras brasileiras. Uma coleção de cédulas emitidas ao longo do período republicano brasileiro também está exposta no local. A sala de 30 metros quadrados, logo ao lado da portaria, também receberá exposições temporárias.

Cédulas do período republicano estão expostas no museu
Cédulas do período republicano estão expostas no museu
(Foto: )

Num primeiro momento, apenas os condôminos do Premiere terão acesso livre ao museu e à biblioteca. Assim que estiver pronto um sistema de acesso eletrônico mediante o pagamento de um valor simbólico, o condomínio pretende abrir a visitação para o público externo.

A inauguração da Biblioteca e Museu Viegand Eger será nesta quinta-feira (12), às 19h.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Blumenau tenta obrigar Celesc a retirar postes e implantar fiação subterrânea

Novo parque de Pomerode terá teleférico, mas não roda gigante

Por que Blumenau tem vagas ociosas nas creches públicas e compra novas nas particulares?

Transporte coletivo de Blumenau já não anda com as próprias rodas

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas