nsc
nsc

Menos verde

Depois da Curt Hering, é a vez da Beira-Rio de Blumenau perder árvores

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
03/02/2021 - 05h44
Árvores foram removidas nesta terça-feira da Avenida Beira-Rio
Árvores foram removidas nesta terça-feira da Avenida Beira-Rio (Foto: Patrick Rodrigues)

Depois do corte de seis árvores na Rua Curt Hering, a pedido de proprietários de imóveis, agora é a Avenida Beira-Rio, em Blumenau, que ficou menos verde. Seis árvores que estavam do lado esquerdo da via precisaram ser retiradas, com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), para dar lugar às obras de uma nova pista para veículos.

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.

A alteração é necessária, conforme o município, para adaptar a Beira-Rio ao novo fluxo do trânsito após a duplicação da ponte Adolfo Konder. Canteiros e parte da calçada estão sendo removidos, no trecho entre a ponte e a prefeitura. Junto com eles, seis árvores: duas patas-de-vaca, uma canafístula e três extremosas.

— É difícil as árvores concorrerem com via pública, drenagem, fiação elétrica, meio-fio, rampa de acesso a imóveis... É praticamente impossível colocar a árvore num status de superioridade em relação a isso em meios urbanos — avalia o secretário Éder Boron.

> Corte de árvores reduz sombra na Rua Curt Hering.

Para compensar a remoção das seis árvores, a Semmas solicitou o plantio de novas mudas em outros pontos da Beira-Rio, ainda a serem escolhidos. Assim como na Curt Hering, as plantas que agora estão atrapalhando haviam sido plantadas há cerca de 10 anos, quando a Beira-Rio passou por uma reurbanização.

Como a coluna vem abordando nas últimas semanas, a arborização é um tema complexo, que exige um plano de longo prazo e o engajamento dos proprietários de imóveis. Os exemplos da Curt Hering e da Beira-Rio demonstram que ainda há muito a avançar em Blumenau.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas