nsc
nsc

Arborização

Corte de árvores reduz sombra da Rua Curt Hering, em Blumenau

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
01/02/2021 - 10h19
Árvores que foram retiradas no sábado haviam sido plantadas há apenas 10 anos
Árvores que foram retiradas no sábado haviam sido plantadas há apenas 10 anos (Foto: Patricia Setter, Arquivo pessoal)

Uma das ruas mais arborizadas de Blumenau perdeu mais um pouco de sombra no sábado (30) passado. Seis árvores foram retiradas da Rua Curt Hering, que está em reforma, com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Elas estariam atrapalhando a calçada de imóveis comerciais por causa das raízes e oferecendo risco, devido à altura.

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.

Cinco ipês-roxos e uma canela-da-índia foram cortados para dar lugar a espécies de menor porte. O plantio de novas árvores precisa ocorrer em até 30 dias, conforme o termo de compromisso assinado pela imobiliária administradora de salas comerciais que fez a solicitação de corte. Mas deve ocorrer bem antes disso: entre segunda e terça-feira.

A Semmas indicou, para o lado da Curt Hering que tem fiação de energia elétrica, o plantio da espécie resedá (ou extremosa), arbusto florido que não supera seis metros de altura. Para a calçada oposta, a orientação é plantar o ipê-amarelo do cerrado ou canela-da-índia.

O responsável pela imobiliária conversou com a coluna sob a condição de não ter o nome revelado. Ele afirma que a solicitação de corte das árvores partiu originalmente dos proprietários das salas comerciais, que moram no Rio de Janeiro. Conforme o empresário, a imobiliária vinha recebendo notificações da prefeitura porque as árvores estavam danificando a calçada. Porém, sempre que tentava interferir nas raízes, era a Semmas que notificava a empresa.

A decisão de substituir as plantas foi tomada de vez após o ciclone-bomba de junho passado. Várias árvores da Curt Hering vieram abaixo. Com a autorização do município, a substituição das que sobraram ocorre ao mesmo tempo em que a via passa por uma reforma completa. As novas mudas têm dois metros de altura cada e já estão no local aguardando o plantio.

No ciclone-bomba, em junho de 2020, árvores caíram na Curt Hering
No ciclone-bomba, em junho de 2020, árvores caíram na Curt Hering
(Foto: )

Duas das árvores retiradas deveriam ser transplantadas para outros locais, conforme a Semmas. Segundo a imobiliária, isso não será possível porque máquinas que trabalham na obra da Curt Hering teriam cortado as raízes das plantas. O responsável pela empresa enviou a foto abaixo à coluna. Para demonstrar que não é contra árvores, ele decidiu plantar 10 árvores na via, e não seis, como previsto.

Sombra quando?

Decisões como a da Curt Hering têm se tornado comuns na área central de Blumenau. Em dezembro, quatro árvores de grande porte foram removidas da Rua 7 de Setembro. Também houve cortes recentes no Centro Histórico, para a passagem da nova ponte sobre o Ribeirão Garcia, na Alameda Rio Branco e na Itoupava Seca, próximo à garagem da Catarinense.

Em 2016, a remoção de uma figueira de grande porte no Victor Konder, próximo ao Corpo de Bombeiros, gerou comoção. Apesar dos protestos, ninguém conseguiu impedir as motosserras. Num dos poucos episódios em que a mobilização deu resultado, 31 árvores da Beira-Rio foram salvas em 2010, depois que o Santa revelou o plano de corte, incluído em obras de reforma. O Ministério Público interveio. Mesmo assim, 40 plantas foram retiradas por ordem da prefeitura.

Raízes teriam sido removidas pelas máquinas que trabalham na via
Raízes teriam sido removidas pelas máquinas que trabalham na via
(Foto: )

Plano de Arborização

Blumenau tem um Plano de Arborização a ser executado. Ele está suspenso por causa da pandemia. Segundo o município, metade do trabalho está concluído e o plano deve ser retomado ao longo deste ano, em parceria com a Furb, conforme o coronavírus permitir.

Em 2019, todas as árvores da região central de Blumenau tiveram uma análise fitossanitária. Algumas, identificadas como muito debilitadas, precisaram ser removidas e novas foram plantadas no lugar.

> As regras para solicitar corte ou poda de árvores em Blumenau.

A questão é: até quando durarão as novas árvores plantadas? As da Curt Hering que vieram abaixo no fim de semana foram fincadas ali há apenas 10 anos, numa obra executada pelo próprio município. O plano de arborização precisa garantir segurança jurídica aos proprietários de imóveis, para que eles sejam aliados da arborização. E também segurança aos pedestres que passam por baixo dos galhos.

Agora, que não se perca de vista o objetivo principal do plano: arborizar. De preferência com árvores de sombra, e não arbustos.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas