O bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, anunciou nesta terça-feira (16) que as missas presenciais nas paróquias da região retornam a partir de 4 de julho. Inicialmente, as celebrações ocorrerão apenas aos sábados e domingos.

Continua depois da publicidade

As cerimônias da Igreja Católica estavam suspensas desde 18 de março. Mesmo após o governo do Estado liberar as atividades em templos religiosos, em 20 de abril, a diocese havia optado por não retomar as cerimônias com a presença de fiéis.

“A pandemia ainda não passou. Contudo, neste momento, conforme as orientações dos órgãos civis competentes, é possível certo relaxamento nas restrições a atividades presenciais”, diz a nota divulgada por Biernaski.

Há orientações bastante específicas para os fiéis. Pessoas que pertencem a grupos de risco ou que apresentem sintomas de gripe não devem participar das missas nas paróquias, mas acompanhar pela internet. Quem for ao templo deve usar máscaras o tempo todo, exceto durante a comunhão. Na fila para comungar, os católicos devem ficar dois metros distantes uns dos outros.

Haverá indicações de assentos para garantir distanciamento. Nas entradas e saídas, todos devem lavar as mãos e, quem quiser, poderá deixar ofertas ou pagar o dízimo.

Continua depois da publicidade

Novenas, reuniões, formações, catequeses, grupos de família, encontros de grupos, movimentos e pastorais continuam suspensos por tempo indeterminado.

Três semanas

Até aqui, as lideranças católicas vinham sendo cautelosas sobre a volta dos grupos de fiéis aos templos. As três próximas semanas servirão para que observem a evolução da doença, especialmente após o retorno do serviço de ônibus urbanos em Blumenau. 

A nota do bispo avisa que, se houver determinação em contrário das autoridades, o plano será alterado.