A melhora das escolas de Blumenau no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgado pelo Ministério da Educação, reflete a operação de guerra levada a cabo nas escolas durante a pandemia de Covid-19. Mesmo com os estudantes fora de sala de aula por quase um ano, houve evolução em parte das notas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nas redes estadual e municipal. Ao mesmo tempo, ficou mais fácil passar de ano em meio à crise sanitária, o que também explica o resultado.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Quando são analisados apenas os resultados gerais, Blumenau evoluiu em todas as comparações do Ensino Fundamental em relação a 2019, antes da pandemia. Se observados os indicadores detalhados, no entanto, há pontos de atenção.

Blumenau no Ideb
https://www.datawrapper.de/_/3dEaz

A nota final do Ideb depende de uma série de indicadores. Um dos principais é a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, medida nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Continua depois da publicidade

Nos anos iniciais, tanto a rede municipal quanto a estadual em Blumenau melhoraram em relação a 2019, a despeito das dificuldades enfrentadas na pandemia de Covid-19. Nas séries finais, no entanto, houve queda — exceção à nota de Língua Portuguesa da rede municipal, que subiu apenas 0,01 ponto.

> SC lidera nos anos iniciais, mas despenca em ranking do Ensino Médio.

Gestores e profissionais da educação tiveram de migrar para o ensino remoto de forma abrupta, adaptando o currículo e criando novas formas de relacionar-se com os estudantes.

— No contexto da pandemia, manter já seria uma vitória, mas elevar é um resultado excepcional. Os créditos são dos profissionais da ponta, que acreditaram desde o início — analisou a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders.

Notas de Blumenau no Saeb
https://www.datawrapper.de/_/2XlPq


Porém, mesmo quando teve notas piores, Blumenau subiu no índice final do Ideb na comparação com 2019. A aparente contradição explica-se pelos índices de aprovação e reprovação, que também interferem nas notas finais do Ideb. O anos finais da rede municipal tiveram o maior salto: passaram de 89,6% de aprovação em 2019 para 99,4% em 2021, alta de quase 10 pontos percentuais. Desta forma, mesmo com a queda na proficiência nas provas, esse segmento da educação de Blumenau subiu de 5,2 para 5,8 — a maior evolução do Ensino Fundamental na cidade.

Continua depois da publicidade

Em agosto de 2021, o Conselho Nacional de Educação (CNE) havia recomendado a estados e municípios que não reprovassem alunos no fim do ano, privilegiando um currículo sem interrupções. Porém, a adoção da regra foi desigual nas diferentes redes, municípios e estados. Por isso, o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, prefere analisar os dados da rede estadual no Saeb, e não no Ideb.

Índices de aprovação
https://www.datawrapper.de/_/YH0E3

A organização não-governamental Todos Pela Educação apontou outra dificuldade na análise dos dados de 2021: o número de escolas avaliadas pelo Saeb caiu devido à pandemia. Em Blumenau, 56 escolas municipais e estaduais tiveram adesão suficiente de estudantes dos anos iniciais para compor o índice, contra 61 em 2019. Nos anos finais, foram de 45 para 42.

“Taxas de participação mais baixas podem significar uma seleção dos estudantes avaliados, ainda que feita de forma não intencional pelas secretarias de Educação e escolas”, pontuou a organização.

Com tantos senões nos resultados do Ideb 2021, a análise dos dados deve ser feita escola por escola, sem comparativos, sugere o Todos Pela Educação. Para 2023, o Ministério da Educação avalia a substituição do Ideb por outro sistema de monitoramento da qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Queijaria de SC conquista sete prêmios no Mundial do Queijo, em São Paulo

O que explica o tédio nas pesquisas das Eleições 2022 para presidente

Blumenau vai a Munique de olho em ameaças à marca Oktoberfest

Circo ocupa terreno onde Havan quer erguer loja em Blumenau