nsc
nsc

COMUNIDADE LUTERANA

Hospital Santa Catarina recebe sondagens de investidores e abre discussão sobre possível venda

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
29/12/2020 - 06h45
Hospital completou 100 anos em 2020 com planos de ampliação
Hospital completou 100 anos em 2020 com planos de ampliação (Foto: Divulgação)

Sondagens de interessados na compra do Hospital Santa Catarina, de Blumenau, levaram lideranças luteranas a abrir debate sobre o futuro da instituição. Em janeiro, a União Paroquial Luterana, que congrega oito paróquias de Blumenau e Gaspar, pretende ouvir a comunidade quanto à possibilidade de venda da casa de saúde, que completou 100 anos em 2020.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Não há negociação concreta em andamento, garante o vice-presidente da União, Adelino Sasse. Porém, contatos de investidores, que já vinham ocorrendo há três anos, retornaram com força neste fim de 2020. Redes de saúde privada e fundos de investimento procuraram o hospital para manifestar interesse em aquisição ou parcerias. Nenhuma proposta está na mesa. Ainda.

Sasse diz que o hospital conseguiu equilibrar as contas, após dificuldades no início da pandemia de Covid-19. Mas tem baixa capacidade de investimento, o que é um limitador complicado no setor privado de saúde, que exige atualização constante. Por outro lado, a ideia de vender o hospital construído coletivamente enfrenta resistências.

— O investimento é muito difícil, a igreja luterana não tem dinheiro para isso. Mas a comunidade se sente responsável pela questão da saúde, há uma filantropia bem forte em Blumenau — analisa Sasse.

Em fevereiro deste ano, o Hospital Santa Catarina divulgou um projeto de ampliação, que teve de ser postergado em parte devido à pandemia. Mas segue de pé. Estão previstas melhorias nas recepções, fachada, área de alimentação, no Centro de Diagnóstico por Imagem e a abertura de uma nova unidade de internação. Também foi anunciado o plano de construir um edifício de 14 andares para abrigar salas comerciais e um restaurante panorâmico. O investimento total será de R$ 59 milhões.

O Santa Catarina é referência regional no atendimento de alta complexidade para pacientes conveniados e particulares. Cerca de 40% do público é de fora de Blumenau. São mais de 150 leitos de internação, incluindo 20 de terapia intensiva — 10 deles agora reservados para Covid-19.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas