nsc
nsc

Negociações

João Natel atrai PCdoB e isola o PT nas Eleições 2020 em Blumenau

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
27/08/2020 - 09h07 - Atualizada em: 27/08/2020 - 12h02
João Natel e Ana Paula Lima lideram alianças para concorrer à prefeitura
João Natel e Ana Paula Lima lideram alianças para concorrer à prefeitura (Foto: Artur Moser e Miriam Zomer, Divulgação)

O PCdoB de Blumenau apoiará João Natel (PDT) para a corrida à prefeitura nas Eleições 2020. A legenda anunciou quarta-feira (26) que deixou o chamado Fórum dos Partidos de Esquerda, liderado pelo PT de Ana Paula Lima. Com isso, sobram apenas PSOL e PCB ao lado dos petistas.

> Clique aqui para receber no Whatsapp as últimas da política de Blumenau.

— Nós precisamos de um projeto novo para a cidade. A candidatura da Ana Paula, que a gente respeita muito, não corresponde a essa necessidade — avaliou o presidente do PCdoB municipal, Luiz Henrique Costa.

Ao anunciar a decisão, o PCdoB sugeriu que o PT indique o candidato a vice-prefeito de João Natel, hipótese até o momento rechaçada. Segundo o ex-vereador Jefferson Forest (PT), o partido terá candidato a prefeito. Em composição com o PSOL ou mesmo em chapa pura.

Se isso ocorrer, vai se repetir o cenário da eleição de 2016, em que o PT concorreu sem coligação, tendo Valmor Schiochet como candidato. O PDT foi de Ivan Naatz e o PCdoB, de Arnaldo Zimmermann.

PDT e PT já estiveram juntos nesta corrida pré-eleitoral, ensaiando uma chapa Natel-Ana Paula. Porém, no início de agosto, os pedestistas deixaram a frente de esquerda defendendo maior agilidade nas decisões.

O último movimento do PCdoB reforça as pretensões de Natel, que tem conversas adiantadas com a Rede e ainda tenta atrair o PSB. Se houver uma frente de esquerda na eleição para a prefeitura de Blumenau, ela deve formar-se em torno do ex-reitor da Furb.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas