A Justiça Eleitoral em Blumenau determinou que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite) interrompa a circulação de um jornal com propaganda eleitoral irregular. O material impresso da entidade contém texto desabonador ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL). A frase “Diga não para Bolsonaro, ele quer acabar com todos os seus direitos” foi interpretada como pedido de voto negativo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Conforme o despacho da juíza Cíntia Gonçalves Costi, a lei eleitoral não permite ações de comunicação em favor ou contra candidaturas pagas por pessoas jurídicas, inclusive entidades de classe ou sindicatos. A decisão é de quarta-feira (26). O SIntrafite deve entregar ao cartório da 3ª Zona Eleitoral, até quinta-feira (27), os exemplares ainda não distribuídos.
O setor têxtil de Blumenau e região está em meio às negociações da data-base da categoria. Nesta semana, foram feitas assembleias em pelo menos sete indústrias da região.
Segundo o presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske, o intuito principal do jornal distribuído era tratar da campanha salarial e de assédio eleitoral. Ele disse que o material serviria de alerta sobre os direitos dos trabalhadores, e não como pedido de voto a favor ou contra. Conforme Maske, todos os exemplares impressos já haviam sido entregues.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Festitália de Blumenau adotará novo formato em 2023 no embalo da Oktoberfest
Ivan Naatz convida prefeito de Blumenau a se filiar ao PL
Praça semidestruída em Blumenau finalmente será reformada
Onde Blumenau vai começar a investir o empréstimo milionário do Fonplata