nsc
nsc

E AFINAL?

Morador de Itajaí que quer doar sangue no Hemosc precisa viajar a Blumenau

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
13/08/2021 - 09h17 - Atualizada em: 13/08/2021 - 11h18
Doadores da Foz do Itajaí pressionam por uma estrutura de captação de sangue na região
Doadores da Foz do Itajaí pressionam por uma estrutura de captação de sangue na região (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Moradores de Itajaí e região que pretendem doar sangue precisam viajar 50 quilômetros até o Hemosc de Blumenau. A ausência de um posto fixo para coleta de doações no município tem gerado reclamações e até um movimento da sociedade civil. O Hemosc reconhece a necessidade, diz estar em negociações com municípios da região, mas não tem prazo para resolver o problema.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A falta que faz um local para doar sangue em Itajaí motivou o leitor Talison Alves a acionar o quadro E Afinal?, que a coluna publica regularmente no Santa e no programa Cafezão, da Rádio Atlântida. Talison perguntou: “Em que pé está o posto do Hemosc de Itajaí”?

— Há esse problema em Itajaí, que já é antigo, sobre a captação de sangue. Há um número grande de doadores que com frequência nos questiona — reconhece a coordenadora de Captação do Hemosc, Roseli Sandrin.

Conforme Roseli, o órgão tem a intenção de abrir um posto de captação em Itajaí, mas não tem previsão de quando isso acontecerá. O Hemosc vem conversando com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri) e com a Secretaria de Estado da Saúde para formar uma parceria que ajude a custear o serviço. O interesse dos doadores itajaienses gerou o movimento Pró-Hemosc, impulsionado pela sociedade civil municipal.

A estimativa é de que seriam necessários R$ 750 mil para implantar a unidade e mais R$ 98 mil mensais para mantê-la, junto com a central para distribuir o sangue aos hospitais 24 horas por dia.

Como se vê, sobra solidariedade em Itajaí e região. Falta o mínimo para permitir que ela se materialize em sangue para quem precisa.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Vereadores de Blumenau concedem título de cidadão blumenauense a Mário Hildebrandt

O que mudaria no Centro de Blumenau com a construção de uma avenida na beira do rio

Novo decreto em SC impõe medidas contra a Covid-19 em escolas e universidades

Voto impresso tirou das cordas um presidente fraco; era o que Bolsonaro precisava

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas