Cada vez mais presentes nas ruas, as motocicletas elétricas precisam de maior atenção por parte da Guarda de Trânsito de Blumenau. A coluna flagrou esta, do tipo scooter, cruzando a BR-470 e transitando pela pista dupla do Complexo do Badenfurt a quase 80 quilômetros por hora, na semana passada. Sem placa, o condutor disputava espaço com os demais motorizados, ziguezagueando entre as faixas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Pela lei brasileira, motocicletas com capacidade para rodar acima dos 50 km/h e potência superior a 4 quilowatts são consideradas veículos normais. Portanto, devem obedecer às regras de trânsito normais. Inclusive à exigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A. As de potência mais baixa podem usar a faixa do lado direito, mas devem evitar as vias rápidas e rodovias.

Outra situação comum na cidade é a presença de ciclomotores ou motocicletas sobre ciclovias e calçadas. Nas ciclovias de Blumenau, só podem transitar os patinetes e as bicicletas motorizadas, a uma velocidade máxima de 20 km/h. Sobre a calçada, esses veículos só podem alcançar 6 km/h.

A dificuldade é que são muitos modelos e especificações técnicas para se levar em conta na fiscalização. Há confusão sobre as regras de trânsito até entre pessoas que atuam na revenda desse tipo de veículo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

A popularização dos elétricos é muito bem-vinda, mas há de se espalhar informação e boas práticas para que a convivência seja segura e harmônica.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

As emendas destinadas a Blumenau no orçamento de SC

Deputados de Blumenau articulam criação da Frente Parlamentar do Vale Europeu

A questão mais urgente que Blumenau tem a tratar com Jorginho Mello

Blumenau já decidiu como homenagear o Rei Pelé

Destaques do NSC Total