Prefeitos e equipes de saúde dos 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) passarão o fim de semana discutindo detalhes sobre novas medidas restritivas contra a Covid-19 a serem divulgadas na próxima semana, entre segunda e quarta-feira. Com assessoria técnica de um grupo de especialistas da Furb, as cidades têm trabalhado na tentativa de regionalizar ações.

Continua depois da publicidade

​> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Discussões que começaram sexta-feira (17), envolvendo prefeitos, devem prosseguir neste sábado. Para Blumenau, as restrições em estudo envolvem o setor de academias, poupado no decreto de domingo passado, e a possibilidade de reduzir o atendimento de bares e tabacarias aos fins de semana.

As medidas estão sendo discutidas item a item, inclusive como se dará a fiscalização. Há uma preocupação de que exista padronização nas medidas, até para evitar que consumidores transitem entre as cidades em busca de serviços fechados em uma, mas abertos em outra. Por outro lado, municípios com poucos casos, como Doutor Pedrinho, que confirmou o primeiro doente de Covid-19 nesta semana, demandam tratamento diferente.

No âmbito do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), as discussões estão mais frequentes desde o início de julho, desde que foi contratado o Serviço Especializado de Assessoria Técnica da Furb, envolvendo professores de cinco áreas diferentes, coordenados pelo professor Clóvis Arlindo de Sousa, do mestrado em Saúde Pública. 

Continua depois da publicidade

Esse grupo tem atuado junto às prefeituras respondendo dúvidas e elaborando pareceres. Neste momento, os especialistas trabalham na elaboração de uma escala de risco para diferentes setores econômicos e atividades. O objetivo é apoiar os municípios na tomada de decisão, apontando medidas que podem produzir melhores resultados na contenção do contágio.