Uma negociação entre dois tradicionais restaurantes de Blumenau movimenta o mercado gastronômico local neste início de ano. O ponto onde funcionou por 25 anos a Na Moita Churrascaria, na Rua Joinville, foi vendido ao proprietário do Mortadella, que está saindo da Avenida Martin Luther. No espaço, adesivos avisam os clientes de que há uma reforma em andamento.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
A origem das mudanças está na construção de um novo complexo gastronômico no Victor Konder, entre a Martin Luther e a Rua São Paulo, na quadra onde já funcionaram a fábrica de chapéus Nelsa e o Jornal de Santa Catarina. A necessidade de deixar o atual imóvel levou o dono do Mortadella, Marco Merini, a procurar o concorrente, Pedro Martins Jr., que tinha a intenção de encerrar o ciclo iniciado em 1997.
Tradicional restaurante de comida alemã em SC fecha as portas
O Mortadella deve preservar as características de pizzaria e cantina italiana, assim como as carnes, especialidade do antecessor na Vila Nova. O empresário Marco Merini pretende fazer adaptações no cardápio em referência à história da Moita.
Continua depois da publicidade
— Frequentei muito a Moita no passado, o local tem uma energia fantástica. A maionese deles ninguém batia — elogia.
A mudança está em fase de projeto e ainda não tem data para concretizar-se. Merini pretende manter a atual estrutura em estilo rústico, mas com alterações que emprestem ao ambiente um jeitão de cantina, incluindo um bosque.
Com o ponto final da Na Moita (ao menos por enquanto), Blumenau perde não só a costela assada e o pudim de leite condensado inconfundíveis, mas um ponto de encontro que marcou, durante um quarto de século, a boemia, a política e a cultura da cidade. Fará falta.
A marca permanece com os fundadores, o que mantém no ar a possibilidade de projetos futuros.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Ovo de Páscoa gigante de Pomerode vai resgatar artesanato em porcelana
Hemmer fecha loja de fábrica em Blumenau
Quantas multas o Samae de Blumenau emitiu após alerta contra o desperdício de água
DNIT declara situação de emergência na BR-470