nsc
nsc

MÉDIO VALE EM ALERTA

Nova onda de coronavírus leva Blumenau a suspender cirurgias eletivas

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
19/02/2021 - 15h16
Cancelamento de cirurgias já havia ocorrido nas ondas anteriores da Covid-19
Cancelamento de cirurgias já havia ocorrido nas ondas anteriores da Covid-19 (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

Cirurgias eletivas que demandam a internação do paciente em leitos de UTI estão suspensas nos hospitais de Blumenau a partir desta sexta-feira (19). A medida é para reduzir a pressão sobre a capacidade hospitalar no instante em que os casos de Covid-19 voltam a crescer em Santa Catarina. Procedimentos de urgência permanecem sendo atendidos.

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O decreto que suspende as operações por tempo indeterminado foi publicado no Diário Oficial do Município. Ele excluiu da suspensão as chamadas cirurgias "tempo sensíveis", aquelas em que o paciente pode sofrer sequelas caso tenha de esperar mais. Providências semelhantes foram tomadas nas duas ondas anteriores da Covid-19 na região.

Na quinta-feira, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, visitou Blumenau e disse que "as próximas semanas serão muito difíceis". Segundo ele, o atual nível de contaminação na região projeta um cenário de colapso, como no Oeste catarinense.

Prefeituras do Médio Vale retomaram discussões sobre medidas para restringir a circulação de pessoas. Num primeiro momento, os 14 prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) estão trabalhando na sensibilização das comunidades, conversando com empresários, líderes religiosos e intensificando ações de fiscalização. Porém, durante o fim de semana deve ocorrer uma nova reunião na tentativa de estabelecer regras regionais para reduzir o contágio.

Conforme o painel do governo estadual, 83% dos leitos de UTI para Covid-19 existentes na região estão ocupados. A conta, porém, não inclui leitos que podem ser ativados nos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, em Blumenau.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas