A nova ponte no Centro de Blumenau, paralela à Adolfo Konder, será aberta ao trânsito no dia 4 de julho, um domingo. No dia da inauguração, a prefeitura planeja integrar a via à Rota de Lazer da Rua XV de Novembro. Só no fim do dia os carros terão acesso liberado. A conclusão da ponte encerra, ao menos por ora, anos de debate sobre qual a localização mais adequada para a travessia do Itajaí-Açu na região central.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A ponte acrescentará uma pista ao tráfego de veículos em direção ao bairro Ponta Aguda, além de ciclovia ampla (2,5 metros) e calçada. Com isso, o sentido Beira-Rio pela estrutura antiga terá duas faixas. A pintura da sinalização horizontal, nos últimos dias, deu uma noção mais exata de como funcionará o trânsito.

No encontro com a avenida, haverá um semáforo. Aliás, esse é um ponto de preocupação. Há coisa de 10 anos, ainda no governo João Paulo Kleinübing, uma sinaleira implantada na saída da ponte provocou congestionamentos enormes na Ponta Aguda e no Vorstadt. A esperança é de que, agora, com a ponte duplicada e a República Argentina renovada, o resultado seja outro.

Uma sinaleira será implantada no encontro da ponte antiga com a Beira-Rio
Uma sinaleira será implantada no encontro da ponte antiga com a Beira-Rio (Foto: Divulgação)
Na chegada à Ponta Aguda, o sentido obrigatório continua sendo à direita
Na chegada à Ponta Aguda, o sentido obrigatório continua sendo à direita (Foto: Divulgação)

Quarta faixa

Além da nova estrutura, que custou cerca de R$ 8 milhões, o município pretende concluir no mesmo prazo a quarta faixa de tráfego da Avenida Beira-Rio. O espaço adicional, a partir da Rua José Ferreira da Silva, deve ajudar a dar fluidez ao trânsito nesse ponto em que as trocas de faixa são constantes.

Continua depois da publicidade

Concluída a nova ponte, a prefeitura passará a trabalhar no projeto de reforma da travessia antiga. Esta etapa prevê ainda uma segunda pista de acesso ao bairro Ponta Aguda. Então a Adolfo Konder estará definitivamente duplicada.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

> Duplicação da Ponte Adolfo Konder chega à reta final em Blumenau.

> Blumenau abre debate sobre altura de prédios e criação de ruas para pedestres.

> Quem atrasa a vacinação da Covid-19 em Blumenau e quais grupos já bateram a meta.